Esporte

Foto: Divulgação

Cerca de 30 motociclistas vão desbravar a Serra do Carmo em Palmas, neste domingo, dia 12, a partir das 9h da manhã. É que será realizado o 2º Enduro da Serra, uma competição de moto regularidade promovida pela Tocantins Off Road, formada no ano passado por motociclistas amantes da aventura em trilhas.

Nesta edição, que estará valendo pela 1ª etapa da Copa Tocantins de regularidade/2014, participam pilotos das cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, além de representantes dos estados de Goiás, Bahia e do Distrito Federal.

A largada da prova está marcada para as 9h na Balau Racing, em Palmas. De lá, os pilotos, guiados por planilhas e equipamentos de navegação, deverão percorrer 60 km de trilhas na Serra do Carmo, distribuídos em duas etapas de 30 km cada. O quiosque da praça da Arse 14 será o ponto final da prova e a previsão é que os pilotos comecem a chegar a partir das 12h30min.

De acordo com a organização do evento, o percurso é predominantemente off-road tendo apenas o deslocamento em estrada pavimentada, apresentando assim um grau de dificuldade que exigirá dos competidores técnicas mais apuradas de pilotagem e navegação. “As dificuldades apresentadas neste enduro servirão de preparatória para os pilotos tocantinenses que participarão do Cerapió-2014, competição que liga os estados do Ceará e Piauí e é reconhecida como a maior prova de off-road da América Latina”, afirma o diretor de prova do 2º Enduro da Serra, Kennedy Fagundes.

Os participantes irão concorrer em duas categorias distintas: Máster, para pilotos experientes, e a de Novatos, para os iniciantes em provas de regularidade. A competição contará ainda com uma categoria experimental, a Carrapato, para os trilheiros que não tem equipamentos de navegação e que queiram conhecer a modalidade.  Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na categoria Máster e os 10 primeiros lugares na categoria Novatos.

Hoje,11, um dia antes da competição, os pilotos deverão se reunir no local da largada, na Balau Racing, às 19h, onde será realizado o briefing do enduro, com o repasse de todos os detalhes e regras da prova.

O 2º Enduro da Serra conta com o apoio das empresas Balau Racing Motos, Rodes Engenharia e Transportes, Mineto Engenharia e Transporte, Macro Transportes, Incorp Engenharia e Empreendimentos, Liber Moto Yamaha, Exata Copiadora, AçoFort – Estruturas Metálicas, Perfil Contabilidade, Trans-Burrinho Encomendas e Cargas, Deputado Wanderlei Barbosa, Dog Roma, Bylly Dym Motos, JP Arquitetura e Construtora, Hidronorte Poços Artesianos, Prefeitura de Palmas e Governo do Tocantins.