Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 13, investidores portugueses estiveram na sede da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) para apresentar o projeto do frigorífico de ovinocaprinos que será construído no Estado. Participaram do encontro o secretário da agricultura e pecuária, Ruiter Padua, e representantes da prefeitura de Barrolândia, município localizado a 105 km de Palmas, onde será instalado o frigorífico.

Durante a reunião, ficou definida uma visita dos empresários a Barrolândia na terça-feira, 14, onde serão apresentadas duas propriedades que trabalham com a produção de ovinocaprinos e também o potencial do município para o desenvolvimento da atividade.

Padua ressaltou a importância da instalação do frigorífico no Tocantins. “Já temos uma produção de mais de 134 mil cabeças de ovinos, e com certeza essa produção vai aumentar a partir da construção do frigorífico, pois os criadores terão melhores condições de comercializar seus produtos”, frisou.

Para o secretário da agricultura e pecuária de Barrolândia, James Lages, o projeto é uma promessa de desenvolvimento para o Estado. “Hoje o frigorífico mais próximo é a cerca de mil km de Palmas. Já temos a área reservada para a construção do frigorífico no nosso município, que vai servir a todo o Estado e está a uma curta distância da capital e do aeroporto internacional”, disse.

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Pedro Santos, o frigorífico foi feito para atender às necessidades atuais, mas já visando o crescimento potencial da produção. “O projeto foi desenhado de forma otimizada e compacta, de forma que, com o mesmo maquinário e estrutura será possível fazer um abate de 200 cabeças por dia, ou de 1.500 cabeças por dia, quando o Estado começar a produzir mais”, disse, acrescentando que o animal entrará no frigorífico vivo e já sairá embalado, pronto para a comercialização. (Ascom/Seagro)