Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital Regional de Arapoema encerrou o ano com um balanço positivo nos atendimentos realizados. Segundo levantamento feito pelo próprio hospital, somente em 2013 foram concretizados 245 procedimentos cirúrgicos e 12,559 atendimentos no pronto socorro.

A equipe do hospital, formada por um cirurgião, médico auxiliar e dois anestesistas, realiza cirurgias de pequena complexidade, como a ooforectomia (remoção de um ovário ou ovários), de média complexidade, como a perineoplastia (intervenção para reconstituição dos músculos do períneo), e de alta complexidade, como cesarianas e de colecistectomia (retirada da vesícula biliar), por exemplo.

“Nós ficamos muito contentes com esse número e isso se deve em grande parte a chegada de um novo anestesista a equipe. Se antes, as cirurgias só eram realizadas durante um fim de semana (dois dias), agora estão sendo realizadas em dois fins de semana, ou seja, quatro dias”, explica a supervisora de enfermagem do hospital, Silvana da Silva Santos.

Além das cirurgias eletivas, o hospital de Arapoema, que conta com duas salas cirúrgicas, também realiza procedimentos de urgência e emergência e atende a demanda das cidades de Darcinópolis, Pau d´Arco, Bandeirante, Bernardo Sayão, Nova Olinda, Campos Lindos, Couto Magalhães, Goiatins, Filadélfia, Aragominas.

A auxiliar de serviços gerais Silvia Rodrigues Silveira, moradora do município de Darcinópolis, foi uma das pacientes que passou por procedimento cirúrgico em Arapoema e fala de sua satisfação. “Não estava dando certo pra fazer a cirurgia aqui na minha cidade, daí eu fui pra operar lá. Cheguei ao hospital numa sexta-feira no final da manhã, quando foi à tarde já fui operada e no domingo já recebi alta. O atendimento foi rápido e cuidadoso”, contou.