Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya


A Colônia de Pescadores Z-10, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/SESCOOP-TO) de Palmas, está capacitando 80 pescadores que atuarão no Parque Aquícola Sucupira. O tema do curso é cooperativismo e a primeira turma foi capacitada na manhã desta sexta-feira, 24, na sede da OCB/Sescoop-TO.

“Esta é uma forma de nos prepararmos para produzir nossos peixes no Parque Aquícola de forma organizada. A maior parte do grupo já definiu que vai trabalhar na forma de cooperativa”, explica o presidente da Colônia Z-10, Davi Rodrigues.

O curso foi ministrado pelo técnico da OCB/Sescoop, Rogério Dias, que falou sobre formas de organizações produtivas e econômicas, com ênfase em cooperativismo. A próxima turma será capacitada no próximo dia 31, das 08 às 13 horas, na sala de reuniões da OCB/Sescoop.

Cooperativismo

De acordo com a OCB/Sescoop, o Cooperativismo é um movimento, uma filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

Fundamentado na reunião de pessoas e não no capital, o Cooperativismo visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.