Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo. Esse é um dos objetivos do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos que será realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

O evento percorrerá 13 cidades do Tocantins que funcionam como regionais, englobando, ao final do processo, os 139 municípios do Estado. Segundo a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, podem participar professores, funcionários públicos e catadores de materiais recicláveis. “Os gestores e comunidade em geral vão entender a importância de atitudes simples como a separação dos recicláveis produzidos nos órgãos públicos e a doação para associações e cooperativas de catadores”, explicou.

Ainda de acordo com Hélia Pacheco, além de capacitar os catadores nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo, captação de recurso e logística reversa, o workshop visa fortalecer a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dos órgãos municipais. “Vamos sensibilizar os municípios para que contribuam com a gestão de resíduos sólidos nos órgãos públicos, através do programa A3P”, frisou.

Regionais

O investimento para realização do workshop é de R$ 240 mil, oriundos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, com contrapartida da Semades. O evento percorrerá as regionais de Pedro Afonso (3 e 4/2), Guaraí (6 e 7/2), Porto Nacional (17 e 18/2), Gurupi (20 e 21/2), Araguatins (10 e 11/3), Araguaína (13 e 14/3), Arraias (24 e 25/3), Dianópolis (27 e 28/3), Tocantinópolis (8 e 9/4), Colinas (14 e 15/4), Paraíso (22 e 23/4), Miracema, (24 e 25/4), Palmas (29 e 30/4). (Ascom Semade)