Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao todo foram beneficiadas 35 famílias da região rural do povoado Alumínio e Pilões do município de Miracema do Tocantins. O curso é parte das ações do Pronatec em parceria com a prefeitura da cidade por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O enceramento das aulas, que totalizou em 160 horas de aprendizado sobre novas técnicas de plantio para agricultura familiar contou com a participação da prefeita Magda Borba, secretários municipais, além de vereadores e outras autoridades.

O secretário de desenvolvimento rural, Iris Aquino, lembrou que a oferta de cursos é parte das ações de fortalecimento do setor rural de Miracema. “Estamos concluindo mais uma etapa. Os agricultores familiares estão aprendendo novos conceitos e se capacitando. A intenção é oportunizar maiores possibilidades de aumento da renda”, frisou Iris.

Os agricultores receberam da prefeitura lonas para a cobertura de hortas.

Projeto Brejeiro

Durante a finalização do curso de olericultura, a prefeita de Miracema, Magda Borba, lançou o projeto Brejeiro. Com está iniciativa, serão construídos tanques para a criação de peixes que beneficiaram a comunidade rural de Miracema.

Iris Aquino explicou que o Brejeiro será distribuído em três etapas. Nesta primeira, vai beneficiar 60 famílias da região da Ilha da Ema e Pilões.

Outros cursos

Está previsto para este ano, de acordo com informações da secretaria, cursos para preparar o agricultor familiar para o comércio dos produtos. A secretaria está em processo de planejamento e organização.

Em 2013 a Secretaria de Desenvolvimento Rural ofereceu cursos nas áreas da olericultura, apicultura e processamento do abacaxi, entre outros temas. (Prefeitura de Miracema)