Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O triatleta Yure Lacerda pode se consolidar como o primeiro atleta palmense a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos. No último final de semana, Yure participou da 7ª Copa Brasília Progressiva de Triathlon, e, além de conquistar o primeiro lugar na sua categoria, faturou o sexto lugar geral da competição.

Em nota oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), a entidade informou que Yure já está classificado para a seletiva panamericana, que será realizada no México. Essa vaga foi conquistada pela participação nos Jogos Mundiais da Juventude em Lima, no ano de 2013.

No entanto, o atleta pretende participar da seletiva nacional, mesmo já estando classificado para a Panamericana.  “A seletiva nacional para ir ao México vai acontecer em Garopaba (SC), e de lá sairão mais atletas classificados. A seletiva acontece no início de março e eu vou participar para ver o nível dos atletas e aproveitar para me testar também”, pontuou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Ten. Cleyton Alen, Yure é um dos grandes nomes do esporte tocantinense e representa Palmas muito bem por onde passa.

“Classificando para os Jogos Olímpicos da Juventude, Yure terá a chance de ser o primeiro palmense a participar de uma competição deste nível. Confiamos sempre no trabalho dele e ele vem correspondendo. Estamos muito felizes com mais essa oportunidade e estamos certos de que ele fará o seu melhor”, reforçou Cleyton.

Agenda

Depois de participar da seletiva em Santa Catarina, o triatleta segue para o Equador, onde irá disputar o Campeonato Sulamericano, em Salinas, de 9 a 13 de abril, cujo objetivo é ficar entre os 16 primeiros da prova e se classificar para o Panamericano. Do Equador, Yure segue para um treinamento em Rio Maior (Portugal), cidade em que esteve no início deste ano.

“Desde que voltei de Portugal sigo a mesma rotina de treinamento. Os treinos são fortes, todos os dias treino natação e ciclismo ou corrida. Há dias em que fazemos os três. Estou treinando com a mesma intensidade desde que voltei, mas na medida em que evoluo vamos aumentando a distância”, explicou o atleta.

A seletiva panamericana no México será realizada de 30 de abril a 04 de maio, e serão classificados um atleta no naipe masculino e outro no feminino de cada país. Os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem em Nanquim (China), de 16 a 28 de agosto deste ano. (Secom Palmas)