Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário da agricultura e pecuária, Júnior Marzola, e o secretário executivo, Ruiter Padua, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 13, com o consultor do Path, Sérgio Segall, para tratar sobre a implantação do programa de arroz fortificado no Estado.

De acordo com Segall, o arroz fortificado é vitaminado e tem como objetivo o combate à fome oculta. “As indústrias de arroz existentes no Tocantins têm se preparado para o lançamento do programa de arroz fortificado”, afirmou. O secretário executivo Ruiter Padua, afirmou que a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) está empenhada em implantar o programa em breve.

Fortificado

O grão fortificado, criado a partir da quirera do arroz processado e após a adição de nutrientes, como ferro, zinco e vitaminas do complexo B, é incorporado ao produto tradicional na proporção de 2 a 5%.

O Estado é um dos maiores produtores de arroz do país e a produção vem crescendo a cada ano. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram colhidas, na safra 2012/2013, 565,7 mil toneladas do grão, um aumento de 27,9% em comparação à safra 2011/12. (Ascom/Seagro )