Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, elogiou a iniciativa do Governo do Estado de instalar um anexo provisório enquanto são executadas as obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP). O ministro visitou o hospital na tarde da ultima quinta-feira, 20. Na ocasião, foi oficializada a adesão da unidade ao programa SOS Emergências, do governo federal.

 “Embora seja uma estrutura provisória, é muito bem organizada e é claramente possível identificar que ajudou a melhorar o atendimento. Vemos que aqui as pessoas não estão entulhadas num corredor, estão sendo atendidas com mais respeito. Aqui é permitido que seu familiar fique ao lado, ajudando no cuidado e acompanhando”, disse Arthur Chioro.

O anexo provisório do Hospital Geral de Palmas tem oferecido mais conforto e qualidade de atendimento a pacientes, acompanhantes e servidores. Com espaço para cerca de 100 pessoas, o local acabou com o problema do corredor lotado. “Conversei com muitos pacientes e eles disseram que estão sendo bem atendidos. O anexo é uma medida extremamente importante enquanto se constrói as condições estruturais para atender de forma adequada a população”, destacou o ministro.

Internada no anexo provisório após ter sofrido um acidente, a moradora do município de Abreulândia Albertina Maria de Souza fez questão de destacar ao ministro, ao governador em exercício, Sandoval Cardoso, e à secretária de Saúde, Vanda Paiva, a qualidade do atendimento que tem recebido. “Desde a hora que cheguei aqui, fui muito bem atendida. As enfermeiras são muito boas, toda hora tem uma aqui para me ajudar. Estou gostando de tudo”, destacou.

Investimentos

Para o governador em exercício, o Estado já tem investido muito na saúde e mais ainda vai ser feito. “Hoje, o Tocantins investe muito na saúde, mas ainda vamos melhorar muito. O ministro veio, conheceu o espaço, falou com os pacientes e todos se mostraram satisfeitos com o atendimento, então, acho que estamos no caminho certo”, disse o governador.

A secretária Vanda Paiva também lembrou os investimentos do governo e destacou a qualidade da equipe que trabalha no maior hospital público do Tocantins. “No HGP, temos uma equipe que trabalha em qualquer dia e a qualquer hora. Estamos fazendo nossa parte, investindo R$ 350 milhões para organizar a estrutura física da rede. Sabemos que a demanda aumenta a cada dia e que ainda falta muito, mas estamos trabalhando para melhorar”, destacou.

Crescimento

O diretor do HGP, Paulo Faria, destacou que o hospital aumenta a cada dia a capacidade de atendimento e tem trabalhado para oferecer atenção ampla aos pacientes. “O HGP é um hospital que cresce a cada dia. Atualmente, fazemos mais de 1000 cirurgias, por mês são atendidas aqui mais de 6.500 pessoas e 58% das cirurgias realizadas são de médio e grande porte. Estamos crescendo e trabalhando para melhorar a cada dia”, disse.

Ampliação e reforma

Depois da ampliação, o número de leitos do Hospital Geral de Palmas será aumentado, subindo de 232 para 400. Conforme o projeto, o centro cirúrgico terá mais 10 salas e a UTI passará a contar com 60 leitos. Além disso, o Pronto Socorro também receberá investimentos, com um aumento de mais 2.300m². Quando pronto, o novo espaço permitirá o atendimento de 150 pacientes por dia. (ATN)