Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira (6), o superintendente do Incra Ruberval Gomes se reunirá com as famílias no acampamento Olga Benário, às 9 horas, para informar os trabalhadores acampados sobre o processo de aquisição da Fazenda Araguarina, ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

O Incra afirmou ao Conexão Tocantins que a Fazenda Araguarina é uma grande propriedade produtiva que pode ser adquirida para reforma agrária somente pela modalidade de compra e venda, conforme condições estabelecidas pelo Decreto Nº 433/92. Por ser produtiva, a área não pode ser desapropriada. A área foi vistoriada em dezembro do ano passado e após a conclusão dos trabalhos de avaliação, o Incra promoverá audiência pública para aprovar a compra do imóvel e sua destinação para a reforma agrária. Por ser tratar de compra e venda, o negócio depende de concordância dos proprietários quanto à avaliação do Incra.

 Na tarde desta quarta-feira, 5, representantes das famílias acampadas e dos proprietários do imóvel reuniram-se com o superintendente regional Ruberval Gomes, na sede do Incra, em Palmas. Os representantes do acampamento concordaram com a desocupação imediata do imóvel, enquanto os proprietários assumiram o compromisso de não adotar medidas judiciais visando a reintegração de posse da área e confirmaram o interesse em negociar o imóvel ao Incra .