Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Professores descobrem as possibilidades pedagógicas nos mapas digitais

Professores descobrem as possibilidades pedagógicas nos mapas digitais Foto: Casa da Àrvore

Foto: Casa da Àrvore Professores descobrem as possibilidades pedagógicas nos mapas digitais Professores descobrem as possibilidades pedagógicas nos mapas digitais

Para tentar compreender um pouco mais sobre o universo das novas dimensões da aprendizagem no contexto da cultura digital, a equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore recebe na sede Fundação Fé e Alegria em Palmas, educadores interessados em explorar novas práticas pedagógicas com o uso criativo de novas tecnologias. A oficina é gratuita e acontece nos dias 20 e 21 de março das 8h às 17h. As inscrições podem ser feitas online até o dia 17 e as vagas são limitadas (formulário online - http://goo.gl/n0QH3k).

A oficina integra a programação do projeto Telinha de Cinema, desenvolvido pela Casa da Árvore com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio do Programa de Incentivo a Cultura – Prominc. O coordenador do projeto, Aluísio Cavalcante, explica que a atividade consiste em um laboratório prático de concepção e desenvolvimento de aulas criativas.

 “O objetivo é desmistificar a apropriação pedagógica das novas tecnologias digitais dentro de ambientes formais, não formais e informais de educação, estimular o uso criativo de diversas ferramentas na construção de aulas criativas que explorem, sobretudo, a autoria, a criatividade e o aprendizado colaborativo”, destaca Cavalcante.

Os educadores que participarem da oficina poderão desenvolver habilidades para concepção, mediação e avaliação de processos educativos conduzidos pela produção de vídeos de bolso, mapas digitais colaborativos, além das redes sociais.

Desde 2009 a Casa da Árvore vem desenvolvendo formações de educadores para uso de novas tecnologias em várias regiões do Brasil. A oficina de Práticas Pedagógicas Inovadoras já foi realizada para mais de 250 educadores das redes públicas municipais de Goiânia-GO Recife-PE e Fortaleza-CE, além de integrar a programação de importantes eventos nacionais como a Campus Party 2012 (São Paulo e Recife), II Simpósio de Educação e Tecnologia do Município de Goiânia, entre outros.

Projeto

O Telinha de Cinema foi o primeiro núcleo de formação e incentivo à produção audiovisual dedicado às novas tecnologias no Brasil, reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil (2009). Desenvolvida no Tocantins desde 2007, a iniciativa já atendeu quase três mil pessoas em diversos Estados brasileiros, recebendo os prêmios Finep de Inovação em Tecnologia Social (2013) e  Economia Criativa – Estímulo a Formação para as Artes (Ministério da Cultura - 2012).

Em 2014 o projeto foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura – Prominc, promovido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. Até junho a iniciativa pretende realizar ainda outras duas oficinas a exemplo desta a ser realizada junto a Fundação Fé e Alegria, além de Oficinas de Web Canal Comunitário, Laboratório de Audiovisual e Novas Tecnologias e o Laboratório de Inovação. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas em parcerias com escolas públicas, entidades culturas e movimentos populares da capital.

Casa da Árvore

A Casa da Árvore Projetos Sociais é uma associação que desenvolve ações socioeducativas no contexto da cultura digital, orientadas para a promoção da cidadania. Atuando desde 2007 em ambientes formais e não formais de educação, desenvolvemos práticas inovadoras de aprendizagem a partir do uso criativo de tecnologias digitais, sobretudo as tecnologias de mobilidade.

É composta hoje por um grupo de profissionais das áreas da comunicação, psicologia, pedagogia, artes e tecnologia que juntos com estudantes universitários buscam compreender as dimensões da participação social e da expressão cultural e sua relação com as novas mídias.

Para execução dos seus projetos a ONG realiza cooperações técnicas e tecnológicas com universidades, instituições sociais, movimentos populares e poder público. Com isso promovendo inovação em todas as regiões do Brasil, ampliando e dialogando com políticas públicas.

Ao longo da sua atuação, a Casa da Árvore vem constituindo parcerias com empresas e instituições sociais como Petrobras, Fundação Telefônica – Vivo, Fundação Banco do Brasil, Ministério da Educação, Funarte, Fundação Vale, Instituto Care Brasil, Instituto EDP, Prefeitura de Recife, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Cultura de Goiás, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Prefeitura de Senador Canedo-GO, além instituições de ensino e pesquisa como RNP – Rede Nacional de Incentivo à Pesquisa, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Estadual de Goiás. (Casa da Àrvore)