Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação  Escola Estadual Floresta no distrito de Campo Alegre, Paranã/TO Escola Estadual Floresta no distrito de Campo Alegre, Paranã/TO

No Distrito de Campo Alegre, Paranã, a 304 km de Palmas, alunos da Escola Estadual Floresta afirmaram ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 10 que diversos alunos não recebem certificados há anos e estariam sendo prejudicados, segundo eles a escola sempre afirma que por motivos de pendências tributárias não podem estar emitindo os diplomas.

Roberson Francisco Carvalho terminou o ensino médio em 2002 e segundo ele, desde então não recebeu o certificado de conclusão do curso. “Eles sempre falam que estão com dívidas e não podem tirar o certificado, os alunos precisam e estão correndo risco de perderem a faculdade”, afirmou.

Edinalia Neris de Souza, afirmou ao Conexão Tocantins  que terminou o ensino médio em 2009 e desde então não recebeu o diploma, “A gente vai lá e eles não resolvem nada, falam que estão com dívidas, mas o comentário que rola é que é desvio de verbas. Estou cursando letras e estão exigindo, estamos sendo prejudicados”, afirmou Edinalia.

Aderlane Francisco Carvalho disse ter terminado o ensino médio em 2008 e que a faculdade pede o diploma todos os semestres. “Curso pedagogia, e todos os semestres eles pedem o certificado, quando vou atrás à escola informa que está com uma dívida pendente, devido a isso não tem como emitir o certificado, já fui várias vezes”, afirmou Aderlane.

Carine Batista dos Anjos também ex-aluna da Escola Estadual Floresta, afirmou ao Conexão Tocantins que terminou o ensino médio em 2012, e perdeu recentemente uma bolsa em Ciências Contábeis pelo Prouni, devido a falta de certificado. “Fui pré-selecionada no Prouni, mas perdi a bolsa porque não tinha o certificado. Fui várias vezes na escola, e sempre diziam que iam providenciar, mas ai mudou de direção, reclamei novamente e a nova direção falou para mim que a escola estava inadimplente faziam três anos que não pagavam impostos”, afirmou.

Carine ainda afirmou: “Disseram que iam arrumar um contador e iam tentar quitar a primeira parcela da dívida, para poder dar os diplomas, mas nada, fiquei prejudicada”, disse.

Diretora confirma

Segundo a atual diretora da escola, Lisangela Cardoso Pereira, ao assumir a gestão há menos de um mês, foi ao conhecimento da regional que fica em Arraias para obter informações em relação às reclamações dos alunos. “Ex-alunos vieram até mim pedindo os certificados, fui até a regional me inteirei do assunto e estamos tentando resolver o problema”, afirmou.

Lisangela disse ao Conexão Tocantins que a escola está há quase quatro anos sem pagar  imposto de renda. “O antigo gestor irá no contador  parcelar  o imposto para podermos quitar a primeira parcela. Só poderemos fazer o pedido dos certificados quanto começarmos a quitar”, afirmou a diretora.

Segundo a diretora a escola não tinha ensino médio em 2002 e sua primeira turma se formou em 2008. Segundo ela o diretor por nome, Edson Quirino da Silva, informou que a verba repassada para a escola não estava sendo suficiente para manter a escola e pagar impostos.