Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A Campanha TO Sem Drogas e Sem Violência que leva ações de conscientização em municípios do Tocantins através de iniciativas esportivas será lançada este final de semana em vários municípios do Estado no Bico do Papagaio e Pugmil. 

A campanha é desenvolvida pelo desportista Osvaldo Durães que trará ao Estado neste final de semana do jogador e ex-atacante, Donizeti Pantera que ficou famoso jogando pelo Botafogo, onde chegou à Seleção Brasileira e foi campeão brasileiro, em 1995. Pantera formou ao lado de Túlio Maravilha, no alvinegro carioca, uma das mais efetivas duplas de ataque do futebol brasileiro. Foi para o Vasco da Gama e lá foi campeão continental na Copa Libertadores.

Pantera e Durães participarão da abertura do 1º Simpósio de Desporto Escolar que será aberto nesta sexta-feira, 14, no auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins. O evento vai debater o desporto escolar voltado à educação, esporte e inclusão social, esporte de alto rendimento, para-desporto escolar, esporte de aventura e natureza e organização de eventos.

A Campanha será levada a Pugmil para as crianças do projeto de destaque social, Karatepugmil do  professor Nilton Cesar onde Pantera fará uma palestra sobre a importância do esporte para o desenvolvimento esportivo e cultural. Depois, será a vez da região do Bico do Papagaio receber a campanha. No sábado, 15, a comunidade de Ananás receberá o ex-atacante que levará uma mensagem de conscientização através de sua trajetória no Esporte.

A campanha já passou por vários municípios, como Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Dianópolis e outros.

Pantera

Pantera tinha como pontos fortes a velocidade e a finalização. Durante toda a sua carreira, recebeu o apelido de Pantera, por imitar os passos do animal ao comemorar os seus gols. Donizete atuou pela Seleção Brasileira entre 1995 e 1998, participando em nove partidas e marcando dois gols.