Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Mais de 50 produtores rurais participaram no ultimo domingo, 16, da Palestra Técnica sobre Produção de Leite realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), em parceria com a Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto). Formação de pastagens, nutrição animal, melhoramento genético, industrialização e custos de produção são alguns dos temas apresentados pelos médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas que ministraram a palestra. 

Para o médico veterinário Humberto Mesquita da Seder trata-se de uma oportunidade dos produtores mudarem sua forma de trabalho e atuar de forma mais profissional. “É hora de se pensar a propriedade como uma empresa rural e o leite como a atividade principal. Trabalhar com planejamento, gestão e foco de forma a melhorar o rebanho e aumentar a produtividade”, explicou o palestrante. 

Cada produtor recebeu uma pequena cartilha com orientações técnicas sobre a Bovinocultura de Leite. “Não existe receita de bolo, apenas orientamos o produtor para que ele adote boas práticas no dia-a-dia com sua atividade leiteira”, explica Roberto Campos Pinto, secretário executivo da Seder. 

O senhor Agustinho de Barros é morador do Assentamento São João e cria gado de leite mas afirma que tem produzido bem abaixo do que gostaria. “Já cheguei a tirar mais de 80 litros/dia mas hoje produzo bem menos. Vamos ver se agora com a presença dos técnicos e com os incentivos da Prefeitura a coisa vai melhorar”, afirmou. 

De acordo com Marcino Pereira Lima, presidente da Faerto, a intenção da entidade é buscar parcerias junto à Prefeitura, Ruraltins, Sebrae e outras entidades para fortalecer a cadeia produtiva do leite na Capital. “Palmas consome mais de 100 mil litros de leite por dia e precisamos que nossos produtores também possam participar deste mercado, para isso precisamos de parceria para produzir e industrializar o nosso produto”, frisou. 

Também participaram da Palestra Técnica representantes do Ruraltins, Serviço de Inspeção Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. (Secom Palmas)