Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Sandro Souza

Desenvolvido pelo governo do Estado, o Projeto Troca Solidária é uma das estratégias do Plano Tocantins sem Miséria, pactuado com os 139 municípios, no intuito de levar qualificação profissional e inclusão produtiva à população tocantinense. No ano passado, o Clube de Troca beneficiou 2.529 famílias distribuídas em 15 municípios tocantinenses.

Famílias beneficiárias de programas sociais e pequenos produtores rurais são incentivadas a produzirem para seu próprio consumo e para troca entre si. Na feira, a produção local é trocada pela moeda exclusiva da Troca, o Solidário, e com ele os beneficiados compram os produtos manufaturados de sua necessidade.

Além da disponibilidade de alimentos e o ganho nutricional para alimentação de milhares de famílias, o principal benefício da Troca para a comunidade é a valorização das potencialidades e o estímulo à solidariedade.

Em Goianorte, por exemplo, mais de 250 famílias foram beneficiadas ao trocarem sua produção particular, sejam ovos, banana, frutas em geral, feijão, mandioca, frango ou qualquer outro alimento excedente da produção rural local. Para o prefeito do município, Luciano Pereira, a iniciativa fortalece a agricultura familiar entre os pequenos produtores. “Trata-se de uma ação nota 10, onde os produtores comercializam sua produção a preço muito interessante, um verdadeiro incentivo à solidariedade”, avaliou.

Os próximos municípios a serem beneficiados são Aragominas e Lagoa da Confusão. Em Aragominas, onde a feira acontece de 22 a 25 de abril, a previsão é de beneficiar cerca de 100 famílias. Já em Lagoa da Confusão, o  Projeto Troca Solidária será realizado no período de 28 de abril a 02 de maio. Com o projeto, além de poder trocar o excedente de sua produção com outros agricultores, as famílias também podem trocar esses produtos por itens da cesta básica pela metade do valor. É o que explica o Diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria de Trabalho e Assistência Social ( Setas), Valter Frota. “Muitos produtos que serão trazidos pelos beneficiados serão trocados por itens como arroz, feijão, óleo, açúcar, milharina, bolacha, macarrão e sal, tudo pela metade do valor de mercado”, enfatizou.

Segundo Frota, o Clube de Troca garante variedade de alimentos aos produtores, evita o desperdício da produção excedente e ainda é revertido para entidades filantrópicas. “Cinquenta por cento dos produtos que forem recebidos durante a ação serão doados para entidades assistenciais cadastradas e os demais 50% são encaminhados ao próximo município a receber a ação, estimulando o intercâmbio, já que os produtos variam de uma localidade para outra”, completou. (ATN)