Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Desde a terça-feira, 25, até a sexta, 28, das 8h às 12h, acontece no pátio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em Palmas, a Feira de Mulheres Extrativistas e da Agricultura Familiar, promovido pela Associação de Mulheres Produtoras dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 1 (Mulheres Unidas do Jalapão) de Ponte Alta do Tocantins com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Setas, Secretaria Estadual da Mulher e Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins.

A secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade, destacou o esforço e o resultado conquistado pelos movimentos solidários de mulheres. “Sabemos a importância do pequeno comércio para a economia estadual, e precisamos apoiar e impulsionar esses projetos que são produzidos por mulheres e executados com organização, objetivos claros e com sustentabilidade”, ressaltou.

Participam da feira a Associação de Mulheres Unidas do Jalapão, Associação AMA Cantão, Movimento das Manas de Palmas, e feirantes e empreendimentos solidários convidados.

“O evento ocorre por meio da Inclusão Produtiva, com os princípios da Economia Solidária, e objetiva integrar quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Sua concepção é a autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário”, destacou o gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota.

Nos estandes da feira podem ser encontrados produtos de alimentação sustentável, frutos do cerrado desidratados e em compotas, pimentas de vários tipos, óleos, geleias, e produtos artesanais em argila, bordados, retalhos e produtos de capim dourado.

A presidente da Associação das Mulheres Unidas do Jalapão, Raquel Pinheiro da Silva, disse que a feira é fruto de muitos anos de luta de grupos de mulheres por mais representação. “Trabalhamos com respeito à natureza, com cooperação, em um comércio justo, democrático e solidário”, disse ela.

Ldejany Lopes de Oliveira, de Caseara, disse que os produtos primam pelo respeito ao meio ambiente e à saúde dos consumidores. “Seguimos o calendário da temporada das frutas de modo a promover o uso sustentável, seguindo o período adequado para a colheita dos frutos”, ressaltou.

Programação

Na programação além da feira e exposição, que acontece de 8h até as 12h, na Setas, acontecem oficinas de capacitação sobre planos de negócios, fluxo de caixa e balanço financeiro para Organizações da Sociedade Civil, das 16 às 18h, no Hotel Castelo.