Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) apoiou no último sábado, 12, a realização dos Jogos Tradicionais Indígenas do povo Xerente, a 100km de Palmas. A abertura, como manda a tradição, foi feita às 09 horas, pelos anciãos do povo, que agradeceram à equipe da Fundesportes pela participação e pela preocupação em divulgar toda a importância que existe em volta da cultura indígena.

Os Jogos tiveram a participação de quatro aldeias: aldeia Porteira, aldeia Angelim, aldeia Nova e aldeia Cercadinho. A disputa envolveu as modalidades de futebol, arco e flecha, arremesso de lança, corrida e cabo de guerra – destaque para o diretor de Esportes de Participação da Fundesportes, Allan Dutra, que entrou na brincadeira e teve um ótimo desempenho na modalidade de arremesso de lança.

“Agradecemos pela oportunidade de apoiar. Organizamos uma equipe para cooperar com os jogos que é uma nova experiência para todos nós e também para vocês. Todo mundo com certeza leva um novo aprendizado daqui”, agradeceu o diretor Allan Dutra aos que estavam presentes, no final dos Jogos.

Todos os participantes estavam muito engajados em participar e celebrar o esporte, conforme lembrou Alexandre Chaparzane Xerente, um dos coordenadores do evento. “O esporte para nós significa vida, história. Serve para a coletividade, a partir da competição, pois toda a aldeia se envolve. A aproximação do esporte ajuda na saúde do povo, pois junto com a aproximação dos não indígenas vieram também as drogas e doenças para dentro das aldeias. É bom ver o interesse e preocupação da Fundesportes em valorizar nossa cultura, pois com o passar do tempo a história vai se perdendo”, afirmou.

Os campeões receberam medalhas, troféus e duas bolas novas pra toda a aldeia, com o objetivo de incentivar cada vez mais a prática de esportes. Na ocasião, os atletas, tendo em mente que a cidade de Palmas pode sediar os Jogos Mundiais Indígenas em 2015, se mostraram ainda mais preocupados e animados em desenvolver o esporte nas aldeias, já que eles podem participar de um evento com uma visibilidade mundial. (Secom Palmas)https://mail.google.com/mail/u/1/images/cleardot.gif