Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Com o Slogan, "Crespo é Lindo", o movimento  Encrespa Tocantins com uma caravana de sete componentes do grupo Crespas. TO chegou ao município de Paranã, que fica a 350 km de Palmas no último sábado, 12. O movimento contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre elas, líderes sociais, alunos, professores e representantes das comunidades quilombolas da cidade.

“Muito feliz com vocês aqui na minha cidade, eu fui a primeira a assumir o crespo aqui em Paranã, depois disso minha cunhada também assumiu, fiquei feliz porque tive uma companheira para dar sustento a luta. Amei”, disse Dayane Marra Carlos, que participou do movimento e se tornou integrante do grupo, convidada pelas Crespas.TO

Em parceria com a prefeitura da cidade, o movimento “Encrespa Paranã”, foi composto por várias oficinas que percorreram todo o dia de sábado. Palestras motivacionais, oficinas sobre cabelos crespos, amarrações de turbantes, maquiagens, penteados etc. Segundo Maria José Cotrim, jornalista, coordenadora e idealizadora do Crespas.TO, o movimento surgiu da necessidade de criar uma rede de pessoas para juntas discutirem ações e iniciativas em função de combater o preconceito enraizado com relação ao cabelo crespo. “A sociedade dita que existe o cabelo bom e o cabelo ruim, mas para nós isso não é verdade”, explicou.

A mobilização para a causa começou com a criação de uma página na internet e resultou na realização de um grande evento na capital em fevereiro onde várias adeptas se encontraram para discutir a temática. O Crespas.TO, nada mais é do que a pregação da aceitação natural, movimento sem fins lucrativos que visa o bem estar pessoal sem regras ditadas pela TV, sociedade, familiares, etc., e visa o conscientização com relação ao processo de formação da identidade negra, ensinamentos sobre a parte estética.

“Me sentindo maravilhada e muito feliz, uma experiência que eu nunca tinha sentido em minha vida. Compartilhar experiências de vida e poder ajudar o próximo com o pouquinho que sei, é simplesmente gratificante. Foi simplesmente maravilhoso!”, afirmou Daiane Luíza Biazzotto, integrante do movimento.

Para Ohanna Patiele, também integrante do Crespas.TO, o movimento restaura a autoestima das meninas. “Me perguntaram porque estamos estimulando o crespo...Mais do que o cabelo, estamos restaurando a autoestima de um povo que aprendeu que tem algo ruim na cabeça e que não sabia como ser bonito por causa disso. Ver meninas e mulheres sedentas por isso, desabrochando durante o dia e nos tratando com tanto carinho tornou nosso dia em Paranã inesquecível. Foi muito amor!”, disse.

Integram o Movimento a jornalista Maria Antônia Perdigão, Nayara Rodrigues, Ohanna Patiele,  Daiane Luiza, Joanna de Cassia, Rafaela Alves e Saly dos Reis.