Educação

Foto: Divulgação

Com o tema “A Educação Muda o Mundo”, 48 trabalhos foram avaliados e seis alunos da Educação para Jovens e Adultos e Educação Básica e Profissional (Eja/Ebep) receberam placas e medalhas pela produção de contos e poesias na 3ª edição do Sarau Literário, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de Palmas nesta última quarta-feira, 16, em Palmas. O evento tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sesi Indústria do Conhecimento, Academia Palmense de Letras (APL) e Academia Tocantinense de Letras (ATL).

A abertura contou com um bate papo com o escritor gurupiense Ronaldo Teixeira que falou sobre suas obras e a importância da leitura, além da dramatização Sos Cultura feita pelo escritor Almecides Andrade, integrante da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto). Complementando as apresentações artísticas, os alunos Valcimar Simões e Josllane da Silva interpretaram uma música com voz e violão.

Uma boa notícia para os alunos veio do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins (SIG/TO), Sérgio Tavares, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e proprietário da Gráfica Provisão. “É preciosíssimo escrever. Fica o desafio, vamos reunir essa coletânea de textos e poemas em um livro. Me coloco à disposição para publicar esse material”, anunciou Tavares.

A produção de textos fez parte das aulas das turmas de Educação para Jovens e Adultos e Educação Básica e Profissional (Eja/Ebep) que são oferecidas de forma articulada e simultânea pelo Sesi e Senai. A escolha dos trabalhos vencedores foi feita por comissão formada pelo escritor Almecides Pereira Andrade, a escritora Mary Sonia, a representante da ATL, Ione Carvalho de Araújo e o jornalista Júnior Veras.

O superintendente do Sesi Tocantins, Charles Alberto Elias, destacou a qualidade dos textos como o diferencial desta edição. “Tivemos inscrições acima do esperado e a qualidade do trabalho sobressaiu. Houve uma evolução muito grande e vamos continuar incentivando para que o evento cresça em número de inscrições e em qualidade”, disse.

Encerrando a programação, os participantes degustaram alimentos preparados pela equipe do programa Sesi Cozinha Brasil que dissemina receitas de baixo custo e alto valor nutritivo. Também participaram do Sarau, a presidente da ATL, Mary Sônia; a secretária da APL, Ione Carvalho; o poeta e escritor, Carlos Casagrande; o secretário de Indústria e Comércio de Porto Nacional, Luso Albateno e os conselheiros do Sistema Fieto, Emilson Vieira, David Panisset e Alteliana Lopes. (Ascom Fieto)