Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a meta de vacinar cerca de 45 mil pessoas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontece até o dia 09 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas realiza no sábado, 26, o Dia D da Vacinação, aderindo a Mobilização Nacional. A abertura oficial da Campanha será realizada na USF da 403 Sul, às 8 horas, com a presença do secretário Municipal da Saúde, Luiz Teixeira.

Durante o Dia D, as Unidades de Saúde da Família estarão abertas para atender a população pertencente aos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Gripe, sendo que a Campanha continuará até o dia 09 de maio.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde preconiza a vacinação de mínimo 80% de cada grupo.

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. Segundo a Coordenadora de Imunização da Semus, Juliana Sousa, a campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Grupos

Em Palmas a população a ser vacinada será de aproximadamente 45.000 pessoas. As pessoas pertencentes aos  grupos preconizados para a vacinação deverão procurar a unidade básica de saúde para que possam ser imunizados.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, para os portadores de doenças crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, imunodeprimidos etc.), mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. (Secom Palmas)

Grupo

População

Crianças a partir de 06 meses até < 02 anos

(até 02 anos 11 meses e 29 dias)

7.010

Crianças de 02 a 04 anos (novo grupo que foi incluído)

12.542

Idosos a partir de 60 anos

10.578

Gestantes

3.505

Puérperas

576

Trabalhadores da Saúde que atuam no atendimento à influenza

4.714

Portadores de Doenças Crônicas (estimativa)

6.057

Total

44.982