Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em decorrência do Dia do Trabalhador, feriado internacional comemorado nesta quinta-feira, 1º de maio, a Prefeitura de Palmas não terá expediente. A superintendência de Elaboração Legislativa informa que na sexta-feira, 02, não será ponto facultativo, portanto, haverá expediente normal.

No entanto, no período de feriado, o expediente será mantido para os serviços essenciais, que, por natureza, exijam regime de plantão permanente, como os atendimentos de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento e o Samu, e limpeza urbana.

Unidades escolares

As 67 unidades educacionais da rede municipal de ensino da Capital paralisam as atividades no feriado, como prevê o Calendário Escolar. Na sexta-feira, 02, as unidades educacionais retomam suas atividades, com exceção das escolas do campo, que de acordo o Calendário Escolar, as sextas-feiras são dedicadas ao planejamento coletivo, e as escolas Antônio Gonçalves, Jorge Amado, Maria Júlia, Paulo Leivas Macalão, Pastor Moisés, Santa Bárbara, ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, ETI Pe. Josimo Tavares e o CMEI Amâncio José de Moraes, que retornarão suas atividades somente na segunda-feira, 05.

Transporte

A Gerência de Transporte Coletiva da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot) esclarece que neste feriado atuará com escala de domingo o que significa uma redução de 30% na frota dos ônibus.

Comércio

 O Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado do Tocantins (Seceto) informa que, de acordo com a Cláusula 25ª da Convenção Coletiva de Trabalho, o comércio de rua não pode em hipótese alguma funcionar em feriados e o mesmo aplica-se ao Dia do Trabalhador. A regra, no entanto, abre exceção a shoppings e supermercados que, caso decidam abrir suas portas em feriados devem comunicar ao Sindicato e pagar ao funcionário hora extra dobrada, exceto aqueles que abrem aos sábados, pois é considerado horário de funcionamento normal. 

Shoppings

No feriado do Dia do Trabalhador, as lojas, quiosques, stands e supermercado do Palmas Shopping estarão fechados. Já a praça de alimentação e entretenimento funcionarão em horário normal das 10h às 22 horas e o cinema das 14 às 22 horas.

No Capim Dourado Shopping, as lojas, stands, quiosques e supermercado permanecerão fechados durante toda o feriado do Dia do Trabalhador, retomando na sexta-feira, 2. A administração do shopping informa ainda que apenas a Praça de Alimentação e cinema funcionarão neste feriado, das 11 às 22h30. 

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias neste feriado em todo o Brasil. As agências bancárias voltam às suas atividades normais na sexta-feira, 02.

Correios

A Diretoria Regional dos Correios no Tocantins informa que só haverá interrupção das atividades na quinta-feira, 1º, e as ações do órgão retomam na sexta-feira, 02.