Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O primeiro dia de ações da “1ª Semana de Conscientização sobre o uso responsável de Medicamentos” superaram as expectativas do Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO). Nesta segunda-feira, 05, os farmacêuticos e estudantes de Farmácia atenderam na praça em Taquaralto. Nesta terça-feira, 06, as atividades serão realizadas no hall da Assembleia Legislativa. Entre os serviços oferecidos destacam-se: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e medição de massa corpórea, além das orientações sobre a importância de usar remédios com responsabilidade.

De acordo com a presidente do CRF-TO, Marttha Franco Ramos, houve boa adesão da comunidade de Taquaralto, no primeiro dia de atividades. “A automedicação traz vários riscos, inclusive, o mais perigoso que é a morte. Hoje estamos fazendo a campanha para orientar a população dos riscos de se automedicar e percebemos que as pessoas estão receptivas a essas orientações e é gratificante proporcionar aos cidadãos esclarecimentos sobre a importância do uso responsável de medicamentos”, disse a presidente.

O guarda metropolitano Fabrício Vicente Trindade participou do evento. Segundo ele, mais iniciativas assim deveriam acontecer anualmente. “A ação é boa e deve acontecer todos os anos para conscientizar os brasileiros a respeito, e para ver como está a saúde (deles)”. Ele confidencia que sempre se automedicou e está consciente do mau hábito. “Não recomendo a ninguém, tenho procurado mudar. Agora sempre procuro um profissional de saúde e sempre participo das campanhas”, afirmou.

Hoje tem mais

A programação da Semana de Conscientização sobre o Uso Responsavel de Medicamentos continua hoje com atividades gratuitas no hall da Assembleia Legislativa. A iniciativa tem o apoio da deputada Luana Ribeiro (PR), Centrofarma Distribuidora Farmacêutica, Atons do Brasil Distribuidora de Produtos Hospitalares, LocEventos e Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda a parceria com o curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra. (Ascom CRF)