Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

As empreendedoras do Tocantins, que melhoraram a qualidade de vida e desejam escrever sua história de sucesso, já podem participar do Prêmio Mulher de Negócios 2014. As inscrições estão abertas e seguem até 31 de julho pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

O Prêmio reconhece relatos de vida de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida hoje é exemplo para outras, que também querem realizar seu próprio sonho de empreendedora. O regulamento define que somente poderão participar do prêmio mulheres com mais de 18 anos, concorrendo em até três categorias: Pequenos Negócios, Produtora Rural e Micro Empreendedora Individual.

Para concorrer na categoria Pequenos Negócios, a candidata deve ser proprietária de uma micro e pequenas empresa que esteja estabelecida formalmente há, no mínimo, um ano. (data de abertura anterior a 01/03/2013, conforme consta no CNPJ). Já na categoria Produtora Rural podem participar mulheres que exploram atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras nas quais não sejam alteradas a composição e as características do produto in natura, e que estejam estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano.

A terceira categoria é direcionada à Micro Empreendedora Individual: mulheres que trabalhem por conta própria, tenham seu empreendimento legalizado, com faturamento máximo anual de até R$ 60.000,00 por ano, e não tenham participação em outra empresa como sócias ou titulares, e tenham até um(a) empregado(a) contratado(a) que receba o salário mínimo, ou o piso da categoria.

De acordo com a gerente da unidade de gestão e atendimento do Sebrae, Eligeneth Resplandes, as histórias inscritas pelas empresárias passaram por uma etapa de avaliação. “cada história receberá uma pontuação pelos voluntários – profissionais do Sebrae e das instituições parceiras; terão suas informações verificadas in loco e serão habilitadas a participar da banca de juiz, que é o momento em que a comissão julgadora seleciona as vencedoras estaduais em cada categoria”, frisou a gerente.

O prêmio é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).