Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com uma programação variada, o esporte também faz parte da comemoração dos 25 anos da cidade de Palmas. O principal evento programado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) é a Corrida de Palmas, que acontece no domingo, 18.

Mais de 2.500 pessoas se inscreveram e a expectativa é que, entre participantes e público, o evento reúna mais de cinco mil pessoas. “Essa, sem dúvida, será a maior corrida que a cidade de Palmas já viu. Ficamos muito felizes com a participação popular, que abraçou o projeto e tivemos mais de 2.500 inscritos. Teremos a prova infantil, permitindo que as nossas crianças participem da comemoração. Será um momento de lazer, de esporte, de celebração, e estejam certos de que muitos talentos serão descobertos na Corrida”, pontuou o presidente da Fundesportes, Ten. Cleyton Alen.

A largada da prova será às 16 horas do dia 18 de maio na Avenida Teotônio Segurado em frente à Praça do Bosque. Até sexta, 16, os inscritos na Corrida devem retirar o kit do corredor no Parque Cesamar, das 08 às 18 horas. Para as provas de 15km e 5,5km é necessária a doação de 5 kg de arroz.

Apoio

Além de realizar a Corrida de Palmas, a Fundesportes irá apoiar diversos eventos durante as comemorações do aniversário de Palmas. A Federação Tocantinense de Ciclismo realiza o “Giro da 20”, que é uma homenagem a Da Vinci, um dos inventores da bicicleta, e ao dia do aniversário da Capital.

Serão três competições de ciclismo realizadas pela Federação Tocantinense de Ciclismo, em parceria com a Prefeitura de Palmas: Troféu 20 de Maio de BMX (dia 17, às 15 horas, no Parque Cesamar); Desafio 20 de Maio de Cross Country (dia 20, às 8 horas, no Parque Cesamar) e GP 20 de Maio de Ciclismo de Estrada (dia 18, às 08 horas, com largada na Avenida Teotônio em frente à Feira do Bosque.

Na natação, a Federação Aquática do Estado do Tocantins realiza sábado, 17, a Copa Palmas de Natação, a partir das 07 horas, no Colégio COC.  Já no dia 20, o local de disputa será a praia da Graciosa, onde acontece o Desafio 8k de natação, também a partir das 7 horas.

Além do Desafio 8k, a praia da Graciosa também recebe outro evento importante e de tirar o fôlego – competição de triathlon, organizado pela ER Eventos Esportivos. Mais de 100 pessoas estarão na disputa para ver quem é o atleta mais completo, já que o desafio envolve ciclismo, natação e corrida.

A velocidade também estará no distrito de Taquaruçu com a I Etapa do Municipal de Kart de Rua. O evento acontece no dia 17 de maio, com treinos a partir das 08 horas e provas a partir das 14 horas.