Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 13, a deputada estadual Josi Nunes (PMDB) apresentou requerimento solicitando a bancada federal que faça gestões junto ao Ministério dos Transportes no sentido de alocar recursos do Orçamento Geral da União para a pavimentação asfáltica da BR-235, trecho compreendido no Estado do Tocantins.

Segundo a deputada, a BR-235 corta o Tocantins numa das regiões mais fortes no que se refere à produção agrícola e está em péssimo estado de conservação, lembrando que a rodovia passa pelas cidades de Pedro Afonso, Tupirama, Goianorte e Araguacema e só é pavimentada entre Pedro Afonso, Tupirama e Guarai.

Josi lembrou que recentemente a Presidente Dilma incluiu no PAC 2 as obras de pavimentação da BR-235 no trecho compreendido no Estado do Piauí, que conforme  informações divulgadas pela imprensa, já tem inclusive o licenciamento ambiental e a empresa selecionada para executar a obra.

A parlamentar frisou que a propositura é resultado de uma reivindicação de produtores, que chegaram a procurar o Ministério Público Federal. “A alguns dias, numa reunião em que discutíamos na Assembleia Legislativa o aumento dos emolumentos dos registradores, um produtor de Pedro Afonso, Sr. Nelson Fanck, levantou-se e pediu que pudéssemos olhar pela classe produtora deste Estado. Foi necessário que os produtores fizessem uma denuncia no Ministério Público Federal para que o tema viesse a tona. Esta rodovia é fundamental para escoar a produção agrícola, reduzir os custos de transporte e aumentar a produção de grãos em nosso Estado. Uma das regiões que mais contribuem com o PIB do Tocantins precisa de mais atenção dos Governos Estadual e Federal. Precisamos de um posicionamento do Governo Federal”, cobrou Josi.