Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ênio João Dettenborn, morador de Palmas há 24 anos, mudou para a Capital tocantinense no dia 20 de maio de 1990.“Cheguei a Palmas no dia em que ela comemorava seu primeiro ano de existência e foi a decisão mais acertada que tomei, quando escolhi aqui para morar”, afirma o pioneiro 

Natural de Rio Pardo (RS), Ênio que é técnico agrícola mudou-se para o estado do Pará, e durante viagens para visitar a família no Sul começou a observar o cerrado e assim que foi lançada a pedra fundamental em Palmas comprou 12 lotes na 108 Norte, antiga Arne 13. 

“Durante uma viagem, descobrimos que Palmas seria a Capital. Minha casa foi a primeira da quadra. Quando chegamos, moramos num barraco feito de telha até nossa casa ficar pronta”, lembra Dettenborn. 

O pioneiro recebeu muitas críticas; foi chamado de louco por estar investindo em uma cidade sem nenhuma infraestrutura. “Minhas filhas choraram muito. Aqui era só mato. Quando chegamos a Porto Nacional com a mudança, queriam nos fazer desistir. Tive que trazer de fora todos os materiais, pois aqui não tinha nada”, conta.

Ele construiu na antiga Arne 13, mais três casas, mas logo em seguida foi preciso vender para sustentar a família. “Aqui não tinha nada que movimentasse a economia. Tive que vender as casas que construí e depois vendi os lotes para construir um prédio na Avenida JK”, lembra. 

No prédio foi aberta a primeira boate de Palmas, que tornou o ponto de encontro entre amigos e referência de diversão nos municípios vizinhos. “Abrimos a Boate Signu’s, a primeira de Palmas que ficava localizada na 104 Sul. Foi um sucesso, recebíamos até três mil pessoas no fim de semana”, lembra. 

Para o advogado todas as dificuldades enfrentadas valeram à pena e é necessário zelar pela cultura e pioneirismo da Capital. “Palmas possui um potencial muito grande e sem dúvida caminha para ser uma grande metrópole. Valorizar a cultura, consolidar toda história do povo que construiu Palmas é tornar viva a história de cada um”, destaca Dettenborn, um dos fundadores da Associação dos Pioneiros de Palmas.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif (Secom Palmas)