Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, 18 de maio, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone – Cedeca/TO lança nesta próxima sexta-feira, 16, às 15h30, em sua sede, o projeto Farol. O Projeto conta com o patrocínio da Petrobras e tem como objetivo promover o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de ações de prevenção que fortaleçam a autonomia, o protagonismo e a cidadania.

“O Cedeca reafirma, por meio deste projeto, o compromisso de defender os direitos humanos de crianças e adolescentes, sobretudo, daqueles que se encontram em ameaça ou violação ao direito fundamental de uma sexualidade segura e saudável”, ressalta Simone Brito, coordenadora do Projeto.

A abrangência do Projeto Farol é estadual, compreendendo municípios que em função de sua realidade e características específicas, registraram números elevados de violência sexual, são estes Palmas, Porto Nacional, Pedro Afonso do Tocantins, Lajeado, Tocantínia e Guaraí.

“Este projeto trata de uma iniciativa importante e inovadora que irá contribuir sobremaneira na questão da violência sexual nestes municípios, cujos resultados incidirão na mudança de trajetórias de crianças e adolescentes ameaçadas e violadas sexualmente”, destaca Simone Brito.

Entre as ações do Projeto Farol destacam-se a realização de colóquios sobre violência e exploração sexual; construção dos planos municipais de enfrentamento da violência sexual; realização de oficinas sobre Direito à Participação, Educomunicação e Teatro; e construção do Protocolo de Unificação do Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência e Exploração Sexual.

Na ocasião do lançamento do Projeto Farol, será assinado com as prefeituras um Termo de Parceria tendo em vista a execução das referidas ações, bem como a mobilização e articulação das Secretarias afins para a consecução dos objetivos do projeto.

Programação

O lançamento do projeto Farol é uma das atividades da programação do Cedeca/TO pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na sexta-feira, 16, às 9 horas, haverá uma intervenção protagônica de adolescentes com grafitagem e estêncil “Faça Bonito”, no muro do Hotel Rio Sono, como forma de chamar atenção da sociedade e poder público sobre essa forma de violação.

Já às 15 horas, na sede do Cedeca, haverá lançamento do programa de rádio web Voz do Adolescente, produzido por adolescentes integrantes da rede Jovens Protagonistas de Palmas.

Aniversário Cedeca

A programação marca também o aniversário de sete anos do Cedeca Glória de Ivone, organização não governamental, que atua na defesa dos direitos humanos de criança e adolescentes.

“O Cedeca, ao longo destes sete anos, vem realizando incidência política com vista à efetividade do marco legal e internacional de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Hoje o Cedeca é consolidado e legitimado, tanto no cenário nacional, quanto internacional como um organismo político que luta radicalmente pela concretização dos direitos humanos”, ressalta Mônica Brito, da Secretaria Executiva do Cedeca/TO.

Confira Programação:

16 de maio – sexta-feira

09h – Grafitagem Faça Bonito

Local: Muro Hotel Rio Sono

15 h – Lançamento do Programa de Rádio Web “Voz do Adolescente”

Local: Sede do Cedeca Glória de Ivone

16 h – Lançamento do Projeto Farol

Local: Sede do Cedeca Glória de Ivone: Quadra 110 Sul, Alameda 21, Lote 04 (próximo ao Colégio Marista) em Palmas-TO (Ascom Cedeca-TO)https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif