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Palmas

Foto: Divulgação

Palmas é uma das 14 cidades brasileiras, citadas por reportagem do Bom Dia Brasil exibida na manhã desta segunda-feira, 02, em que o sistema Bus Rapid Transit (BRT) funciona ou está sendo elaborado. O BRT é o sistema de ônibus de alta capacidade que fornece um serviço rápido e eficiente com características bem peculiares: ônibus articulados, embarque e desembarque em plataformas no mesmo nível dos veículos e bilhetes vendidos antecipadamente.

A matéria feita pelo repórter Ari Peixoto, destaca a implantação do segundo corredor de BRT que entrou em funcionamento no Rio de Janeiro (RJ), o TransCarioca que da Zona Oeste ao Aeroporto Internacional do Rio, com 47 estações. O primeiro implantado foi o TransOeste ainda em 2012, que tem 52 km de extensão, 55 estações e transporta 150 mil passageiros/dia. Até 2016, o Rio terá 152 km de via exclusiva, serão 45 corredores de BRT servindo a um número que vai de 1 milhão a 1,5 milhão de passageiros/dia, permitindo a integração com metrôs e trens urbanos.  Em São Paulo, o sistema BRT opera desde 2009, com 10 km de extensão, transportando 40 mil passageiros/dia. Em Belo Horizonte (MG) são 23 km de extensão, 40 estações e a estimativa é que sejam transportados 1,1 milhão de passageiros por dia quando a integração estiver completa.

BRT Palmas

Em Palmas, o BRT terá investimentos na ordem de R$ 466,1 milhões. O eixo terá 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Teotônio Segurado será a base da via. As pistas de tráfego de veículo serão mantidas. No canteiro central circulará os ônibus rápidos com energias limpas e ainda quase 17 Km de ciclovia, 8,5 km de calçadas, sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para tráfego de coletivo urbano.

Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste.

Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem.

O BRT Palmas tem o objetivo de facilitar a mobilidade, contribuir com a organização dos espaços urbanos eliminando os vazios e ser um propulsor de desenvolvimento econômico. “Vale ressaltar que os caminhos onde o BRT passar vão promover maior concentração e fluxo de público e favorecer a instalação do comércio. A valorização dos imóveis também chega como consequência positiva do investimento”, reitera o prefeito Carlos Amastha, lembrando que o projeto palmense vem sendo elaborado e discutido junto ao Ministério das Cidades desde 2012.

O projeto que vai transformar o sistema de mobilidade de Palmas e promover melhorias nos mais diversos segmentos do Município como saúde, educação, habitação, além de trazer desenvolvimento social e econômico para a Capital mais nova do País. O BRT de palmense é um modelo inspirado em grandes exemplos de obras de transporte coletivo adaptado à realidade e capacidade de Palmas. “Associamos a melhor parte do projeto desenvolvido em Curitiba com os avanços que o sistema da Colômbia trouxe a população de Bogotá”, reitera o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru. (Secom Palmas)