Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 2, trouxe mais nomeações de cargos comissionados do governo, dentre elas 74 para o Instituto de Terras do Tocantins – Itertins. As 35 funções de confiança para a Secretaria Estadual da Educação e Cultura também foram publicadas junto com mais outras 100 nomeações publicadas através de outro ato. No Ruraltins foram 134 nomeações, sendo 17 outras nomeações para funções de confiança.

Na Secretaria Estadual da Agricultura e pecuária são 238 nomeações em cargos comissionados. Foram nomeados ainda 12 delegados da receita federal e mais 200 nomeações para a Secretaria Estadual da Fazenda e 76 funções de confiança.

Segundo informou o Secretário de Planejamento, Joaquim Junior, ao Conexão Tocantins mais comissionados ainda devem retornar, no entanto a meta continua sendo de reduzir a máquina. “Intenção é diminuir e adequar a máquina ao novo modelo do governador. São várias ações para que possa acontecer”, disse.

O secretário frisou que não dá ainda para estimar qual a redução na máquina com a exoneração em massa dos comissionados que aconteceu há duas semanas. Mesmo sem os dados precisos, Ele garantiu que o número de recontratados é menor que o de exonerados.

Procurada pelo Conexão Tocantins a Secretaria estadual da Administração, responsável pelas nomeações, informou que que o número total de exonerações foi de 3.889, sendo 2.691 exclusivamente comissionados e 1.198 efetivos ocupantes de cargos em comissão. Quanto às funções de confiança(FCA) foram revogadas 1.779 e 790 já atribuídas aos servidores. Até o momento foram nomeados 2.092 pessoas em cargos de comissão e efetivos designados a exercer cargos em comissão.