Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, recebeu o secretário do Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Sahium, na manhã desta terça-feira, 03, para discutir a organização de uma Feira da Agricultura Familiar. O evento deve ser realizado no próximo semestre, na Capital. O encontro entre secretários ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Segundo Sahium, o objetivo da Feira é massificar informações e políticas públicas sustentáveis para o desenvolvimento da agricultura familiar na cidade. “A feira é uma oportunidade para novas iniciativas. Devemos levar os equipamentos voltados à agricultura familiar, assim como estimular as invenções e adaptações criadas pelos próprios agricultores”, explicou.

Padua confirmou que a elaboração do projeto da feira será feita em conjunto entre as equipes técnicas da Seagro e da Secretaria do Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder). “Este é o ano internacional da agricultura familiar, e nós já evidenciamos o valor dela para o Tocantins na Agrotins 2014. Mas agora devemos dar o pontapé inicial para que o segmento tenha visibilidade todos os anos com um evento próprio para ele, pois representa de fato uma parcela muito carente dos tocantinenses”, concluiu.

O evento também deve oferecer capacitações como a produção de adubo através de compostagem e programação cultural com apresentações artísticas de comunidades quilombolas e indígenas. Mais adiante, as instituições tentarão viabilizar parcerias com instituições federais para agregar ainda mais valor ao evento, ainda sem data definida.

Dados

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. No Tocantins, de acordo com a Diretoria de Fomento à Agricultura Familiar da Seagro, existem aproximadamente 45 mil famílias de pequenos agricultores. (Ascom/Seagro)