Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação  Os mananciais e as lavadeiras Os mananciais e as lavadeiras

Criatividade, ginga e beleza marcaram o 3° dia da Semana da Cultura de Porto Nacional na última quarta-feira, 04. A praça do município virou palco do Festival de Dança que é o maior evento do gênero na cidade. Os três melhores colocados foram contemplados com uma premiação no valor de R$ 4,5 mil, distribuído entre os três.

Na primeira fase, o Festival recebeu mais de 50 inscrições de apresentações e uma comissão selecionou os melhores trabalhos para a grande disputa. Com coreografias de vários estilos, com dançarinos de todas as idades, e participação de grupos até de outras cidades, o Festival de Dança foi um sucesso na opinião do público.

“Conseguimos juntar os melhores grupos de dança aqui da região. Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a parceria da Fertilizantes Tocantins que representou um estimulo a mais para os grupos competirem, e principalmente, proporcionou nesse momento único para a comunidade de Porto Nacional”, ressaltou a secretária Municipal de Cultura, Vita Fernandes Brito.

Mais do que ter a simpatia da plateia, os sete grupos que se apresentaram precisavam conquistar cinco jurados técnicos. A Companhia Arte e Dance da Escola Pedro Ludovico, fez uma coreografia em alusão à Copa do Mundo de Futebol. Já o Grupo Apaiano, teve duas danças classificadas: a primeira fazendo uma homenagem criativa e alegre à “Lenda do Carimbó” e a segunda, aos afluentes de Porto Nacional que eram usados pelas lavadeiras de roupa no passado. Em seguida vieram as apresentações de dança urbana com os grupos:  Perfil,  Blacks Slin, o Grupo Malehá da Igreja Quadrangular e os The Black, que agradaram ao público jovem. 

As amigas Sadja, Khaisa e Aila vieram especialmente para torcer para o Grupo Blacks Slin de Nova Pinheirópolis. O que não faltou foi torcia para todos os grupos. O resultado final do Festival de Dança irá divulgado na sexta-feira (06), quando os três melhores voltam ao palco para receber os cheques de premiação.