Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma portaria da Agência de Defesa Agropecuária - Adapec prorrogou por mais 5 dias, o prazo para o plantio de soja nas Várzeas Tropicais. O período de plantio encerraria nesta última terça-feira, 10 de junho e agora irá até o dia 15 de junho, conforme a Portaria Nº 182, de 06 de junho de 2014, com isso, o prazo para colheita será estendido até o dia 15 de outubro.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Luís Henrique Michelin, esta medida atende a solicitação dos Sindicatos Rurais dos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, que alegaram terem dificuldades no preparo do solo devido às condições climáticas de chuva na região. “A soja é uma cultura de grande valor econômico para o Estado do Tocantins, por isso, estas medidas tomadas pela Adapec visam também estabelecer meios para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja, bem como a preocupação da Embrapa para um possível desabastecimento de sementes no Brasil,” disse Michelin.

A Portaria determina que fica a cargo dos produtores que realizarem o plantio, a responsabilidade do direcionamento de materiais precoces para a finalização de semeadura, bem como o risco relacionado às condições de irrigação.

As Várzeas Tropicais são compostas pelos municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dueré, Pium, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins. Nesta região, durante o período de entressafra é permitido o plantio de grãos para destinação de pesquisa e produção de sementes. (Ascom Adapec)