Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Raimundo César

O Detran do Tocantins deu início na noite desta última quarta-feira, 11, a uma série de ações que serão realizadas para conscientizar os torcedores sobre os riscos do álcool e da direção durante o período da Copa do Mundo da Fifa. Um dia antes dos jogos da seleção brasileira, a equipe de educação para o trânsito do órgão percorrerá bares, restaurantes, casa de eventos e lanchonetes da capital distribuindo bafômetros descartáveis e panfletos educativos. 

Nessa quarta-feira, 11, a ação foi realizada em bares da região Sul de Palmas (Aurenys e Taquaralto) e mais de 500 pessoas foram abordadas durante a ação. De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Márcia Rezende, o local foi escolhido por apresentar um dos maiores índices de acidentes e mortes no trânsito da capital.

O empresário Gustavo Nunes Aguilar, estava acompanhado de amigos em um bar de Taquaralto e comentou a ação. “Precisamos estar consciente para curtir os jogos da seleção com segurança. Como disse a equipe do Detran, se for dirigir não, não beba”.

Dicas de Segurança

O servidor do Detran e especialista em Segurança no Trânsito, Yuri Nery, listou algumas dicas de segurança no trânsito para os torcedores durante a Copa do Mundo.

 Se o torcedor estiver a fim de beber, recomendamos que ele escolha o amigo da vez ou pegue um táxi, mototaxi ou faça a opção pelo transporte público. A prudência continua sendo a melhor alternativa para se evitar acidentes. Misturar bebida com a direção além de ser infração de trânsito é crime e dá cadeia.

 Os pedestres devem redobrar sua atenção em locais onde tenham grande circulação de veículos. Dar o sinal de vida e procurar andar sempre pela calçada são alternativas para evitar acidentes.

 Não carregue pessoas no porta-malas dos veículos ou nas carrocerias abertas dos carros. Isso é infração de trânsito e coloca a vida de terceiros em risco.

 Evite no seu veículo acessórios que vá dificultar a sua visão sobre os obstáculos da via.  (Ascom Detran)