Saúde

Foto: Zacarias Martins

Durante todo o dia desta segunda-feira (17),  equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Gurupi, estarão visitando as casas do setor do Sol Nascente, dando sequência ao trabalho de entrega de coleiras repelentes à base de deltametrina 4%, para o controle da leishmaniose visceral.

O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Henrique Alencar Araújo, informou que também está sendo feita a coleta de sangue para verificar a sanidade desses animais, ressaltando que esta ação está sendo desenvolvida em parceria do Ministério da Saúde em cumprimento a uma pauta estabelecida por aquele ministério para o controle à leishmaniose no município.

O trabalho de encoleiramento já foi realizado bairro Alto da Boa Vista e no Residencial Parque das Acácias, que junto com o Sol Nascente são considerados com maior número de cães na cidade. No setor Alto da Boa Vista foram encoleirados mais de 600 cães, enquanto que no Parque Acácias, 274. Já para o setor Sol Nascente a previsão é para que 776 animais recebam essa coleira.

O coordenador do CCZ explicou ainda que duas mil coleiras estão sendo disponibilizadas nessa primeira etapa do programa, ressaltando que no último levantamento feito foram registrados mais de 12 mil cães em Gururpi. Nesta etapa o CCZ só está providenciando as coleiras para os animais que ficam em áreas de risco, porém, o objetivo é que 80% dos animais recebam o acessório até 2015.(Secom Gurupi)

Por: Redação

Tags: CCZ, Gurupi, Henrique Alencar Araújo