Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: João Lima

Foto: João Lima

Em exibição no Museu Histórico do Tocantins - Palacinho, a mostra artística “A Arte Minimalista” é uma boa pedida para quem aproveitar o período de férias na capital. De autoria do antropólogo e sociólogo Joel de Assis, a exposição apresenta o minimalismo por meio de figuras geométricas simétricas de cores primárias, primando pela arte a partir do uso mínimo de recursos e elementos.

Junto à exposição, o artista promove, ainda, uma palestra sobre a temática, intitulada “A linguagem estética em torno da Teoria de Pitágoras”. Para Joel, participar da explanação é tão importante quanto a visita às peças expostas. “A exposição tem um cunho didático, voltado à educação artística; por isto, o mais importante nela não é apenas o que está exposto, mas a conversa que promovemos sobre as obras, a arte minimalista. Acredito que a exposição é uma oportunidade de entretenimento com ampliação do conhecimento de forma geral, pois a arte é sempre um conceito aberto, há sempre algo mais a se acrescentar sobre ela quando a discutimos”, destacou.

A exposição está aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Palacinho fica localizado na Quadra 112 Norte, Avenida NS 10, Lote 9.

O artista

Joel de Assis formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e está no Tocantins há 15 anos. Por sua participação no I Salão Nacional de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1964, teve o nome incluído como verbete do Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos.

O artista plástico já participou de importantes exposições coletivas. Suas telas, atualmente, estão divididas em acervos e ateliês em Brasília, Praia de Guarajuba, (BA), Praia de Copacabana (RJ) e em sua residência, em Palmas.

Natural do Rio de Janeiro, Joel de Assis também é decorador, antropólogo e sociólogo, além de ter experiência no teatro. (Ascom Seduc)