Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Com o objetivo de cuidar exclusivamente dos Jogos Mundiais Indígenas, o prefeito Amastha assinou, na manhã desta quinta-feira, 17, durante o lançamento das programações do 11º PMW Rock Festival e do Encontro Nacional de Motociclistas, decreto que cria a Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas (Seji). O órgão terá a finalidade de planejar, promover, executar e representar Palmas em todas as ações relacionadas ao evento, que tem a previsão de ser realizado em julho de 2015. 

 Em seu discurso, o Prefeito disse que a Seji terá prazo de duração determinado: 90 dias após o encerramento dos Jogos será extinta. “Esses Jogos Mundiais serão, sem dúvida, um dos eventos mais importantes que acontecerão na cidade e para isto estamos criando um núcleo forte na Secretaria que irá cuidar de todos os assuntos que se referem ao evento”, explicou Amastha, complementando que economicamente a competição será importante, pois movimentará a cidade, além do legado que deixará em termos de infraestrutura e também o fato de Palmas ficar conhecida mundialmente. 

Após o anúncio da criação, o Prefeito apresentou os secretários titular e executivo – Hector Valente Franco e kairo Bernardo Sousa, respectivamente. Eles ficarão à frente da Pasta neste período. “Para esta missão não tive dúvidas em relação ao nome deles”, revelou Amastha, dizendo que aliou a experiência de Hector Valente e sua visão de mundo ao conhecimento que Kairo possui de Palmas, lembrando que está formando uma equipe enxuta. “Quero que todos que venham para Palmas encontrem um ambiente agradável para participar dos Jogos". 

Hector Valente Franco

Hector Valente Franco tem formação acadêmica em Administração de Empresas, pela  Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) e Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Cursou MBA pela Universidade Moderna de Lisboa, Portugal e Mestrado em Gestão pela Fundação Iberoamericana. É Pós-Graduado em Marketing, pela ESAG e Extensão em Varejo, pela University of Alleghenny County, Pensilvania, USA.

Dirigente das empresas FactsMarket e The Learn Group, possui 30 anos de experiência nacional e internacional, com passagens profissionais pela rede Brasil Sul de Comunicações (RBS), Diário Catarinense, ProMarket Pesquisas e Análises de Mercado, Thinker Market Results (SP), Executivos Associados (EXA), D/Araújo/Loducca Comunicação e FC&V Consulting. 

Professor universitário de graduação e pós-graduação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais da Unisul,  sendo, ainda, palestrante e ministrante de cursos de Marketing, Vendas e Comunicação. Foi Conselheiro para Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. 

É membro do European Society for Opinion and Marketing Research (Esomar) e foi membro fundador da Associação Nacional de Empresas de Pesquisa (ANEP). 

Kairo Bernardo de Sousa

Kairo Bernardo de Sousa é graduado em Administração de Empresas pela faculdade Objetivo. Militou em movimentos sociais, presidindo o DCE da faculdade, e a União Estadual dos Estudantes Universitários do Tocantins (UEE-TO). 

Foi assessor Especial do Gabinete da Secretaria Estadual de Juventude e da Secretaria de Governo do Estado do Tocantins.  Em gestões anteriores, atuou na Secretaria Municipal de Juventude e Esportes e foi Secretário Metropolitano das Cidades. (Secom Palmas)  (Matéria atualizada às 12h54)