Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Josy Karla

O Governo do Estado continua oferecendo cursos de inclusão produtiva através da Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social (Setas), neste semestre são mais de 80 modalidades ofertadas a 2.200 famílias de 36 municípios. O objetivo é capacitar tocantinenses que dependem de transferência de renda e assim inserir profissionais no mercado de trabalho.

Segundo o diretor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota, depois da participação nos cursos, os beneficiários ainda terão apoio do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para empreender seu próprio negócio e também acesso ao microcrédito produtivo, que vai de R$ 1 mil mil  R$ 15 mil, com seis meses de carência e juros abaixo do mercado, e pode ser solicitado junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Frota conta que os municípios foram escolhidos conforme critérios como baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e menor desenvolvimento econômico, sendo selecionadas 36 cidades, localizados em diversas regiões do Tocantins.

Cada município realiza até três modalidades de cursos semiprofissionalizantes, que são escolhidos pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social. Lembrando que o público-alvo é, preferencialmente, pessoas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham entre 18 e 59 anos de idade. Somente neste mês de julho, cerca de 180 famílias dos municípios de Arraias e Araguanã participaram dos cursos e receberam os certificados de conclusão. (ATN)