Aconteceu em Itacajá Tocantins no último sábado, 26, uma apresentação na rua central da cidade com manobras radicais realizadas com carros adaptados. Um vídeo mostra que muitas pessoas acompanhavam à apresentação muito próximas dos veículos sem nenhuma proteção e segurança e tudo aconteceu em plena luz do dia com autorização da Prefeitura do município.
Segundo alguns moradores, dois carros faziam as manobras radicais e no decorrer da apresentação, parafusos voavam para todo lado. “Acabaram com uns 30 pneus. Tinham muitas pessoas perto dos carros para verem à apresentação e enquanto isso saiam parafusos para todos os lados”, afirmou um adolescente que é morador de Itacajá.
No vídeo pode-se ver inclusive uma criança no colo de um adulto quando um dos carros passa próximo bem próximo.
Prefeitura
Segundo a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida Lima, as apresentações foram permitidas por se tratar de convênio com uma "Confederação do Esporte ligada à CBF". Maria Aparecida, entretanto, não soube informar qual confederação é esta e nem soube dar maiores detalhes de quem são os responsáveis. Ela também não sou informar se o evento teve autorização do Corpo de Bombeiros. A prefeita afirmou que quem saberia passar mais informações seria o seu filho que esteve à frente do evento.
O filho da prefeita, que é secretário municipal da Saúde de Itacajá, Luciano Lima Costa, informou ao Conexão Tocantins que tudo foi feito dentro das normas, com autorização, segundo ele, da justiça, Corpo de Bombeiros e Federação Tocantinense de Automobilismo.
Já o secretário de esportes do município disse que estava viajando no dia em que aconteceu o evento e disse que não poderia passar mais informações por não tê-las.
Segurança
A prefeita informou que, mesmo com receio, foi garantido segurança. “A gente conseguiu com a confederação de esporte em parceria com a Prefeitura. Eu questionei com o pessoal da confederação, inclusive, e eles disseram que não tinha nenhum risco. Que os profissionais têm de 8, 10 anos de profissão. Eu fiquei com certo medo sim, mas segundo eles que são profissionais e são preparados pra isso, não tinha nenhum risco”, afirmou.
Ainda segundo a prefeita Maria Aparecida, apenas uma fita separava as pessoas dos carros e a apresentação aconteceu no centro da cidade por se tratar da rua com mais espaço para tais manobras. Entretanto, é possível ver no vídeo, que sequer a fita de proteção informada pela prefeita foi colocada no local para delimitar o acesso e posicionamento do público.
A prefeita informou que mais apresentações poderão acontecer no ano de 2015, mas, segundo ela, será garantido a segurança de todos.
Bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins o último evento autorizado pelos bombeiros em Itacajá foi o Rally das Águas e informou desconhecer autorização para o evento com os carros esportivos.
O Conexão Tocantins tentou entrar em contato com Federação Tocantinense de Automobilismo, mas não obteve exito nas tentativas.(Atualizada às 17h30)