Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As aulas do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino começam oficialmente nesta sexta-feira, 1º de agosto, e o governo do Estado preparou as cerca de 500 escolas para receber os mais de 190 mil alunos do ensino fundamental e médio, distribuídos pelos 139 municípios do Tocantins. Em todas as unidades de ensino, professores, diretores e demais funcionários estão prontos para receber bem os alunos e dar continuidade às atividades pedagógicas, com objetivo de finalizar o ano letivo com bons resultados.

Segundo a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Jucylene Borba, a busca da melhoria da qualidade do ensino é constante e, por isso, diretores regionais, supervisores e técnicos se reuniram para avaliação do ensino. “Eles vieram das regionais e trabalhamos o material do Guia de Aprendizagem, reforçando a utilização desse material na sala de aula, como suporte para o professor melhorar a metodologia de ensino, sua didática. Então, a ideia é que a gente possa aprimorar aquilo que já é bom”, disse.

Jucylene explicou que a preparação para o retorno do ano letivo é semelhante ao primeiro dia de aula do ano. “Há um carinho todo especial no sentido de acolher, porque quando você tem um público tão querido voltando, você precisa receber bem. Então, a escola se organiza tendo professores para atender as salas de aula, tendo a escola limpa e organizada para receber os alunos com os matérias e equipamentos pedagógicos disponíveis”, analisou.

Transferências

Os alunos que precisarem mudar de escola, seja por mudança de município ou endereço, podem realizar o processo de transferência até o final do último bimestre, quando começam os preparativos para as matriculas do novo ano letivo. De acordo com a coordenadora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Sâmia Carvalho, o Tocantins tem vaga em todos os municípios e a Secretaria conta com um sistema que busca alocar os alunos sempre o mais próximo de suas residências. “Nós temos vagas suficientes para atender todas as demandas. O sistema de gerenciamento da Seduc localiza onde está a vaga e efetuamos a matricula o aluno”, disse.

A orientação da Seduc é que estudantes ou responsáveis entrem em contato com o Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), por telefone, para verificar a existência de vagas em cada unidade escolar. As informações são passadas por meio do 0800 635 050, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. “O nosso sistema é informatizado. Assim, temos controle de toda a movimentação, as vagas que vão sendo ocupadas e as que vão surgindo”, explicou. (ATN)