Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Coronel Erli Lemes “Com os novos soldados teremos muito mais condição de estarmos operacionalizando com mais intensidade”

Coronel Erli Lemes “Com os novos soldados teremos muito mais condição de estarmos operacionalizando com mais intensidade” Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Coronel Erli Lemes “Com os novos soldados teremos muito mais condição de estarmos operacionalizando com mais intensidade” Coronel Erli Lemes “Com os novos soldados teremos muito mais condição de estarmos operacionalizando com mais intensidade”

Esta semana, o governador Sandoval Cardoso autorizou a nomeação dos candidatos habilitados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins para o provimento originário dos postos de Soldado do Quadro de Praças Bombeiro Militar. Os futuros soldados estão na sexta e última etapa do Curso de Formação e, após a conclusão, têm a posse garantida.

Os soldados foram aprovados no concurso realizado no final de 2013, que oferecia 100 vagas, dividas em 90 para homens e 10 para mulheres.  Segundo o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Erli Lemes, com os novos soldados os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros serão fortalecidos. “Com os novos soldados teremos muito mais condição de estarmos operacionalizando com mais intensidade. Os soldados serão alocados em todos os locais que temos postos dos bombeiros que vão atender todo o Estado”, ressaltou.

Depois de já terem passado por cinco etapas do certame, na sexta etapa os alunos realizam principalmente atividades práticas e esperam com ansiedade o momento de integrarem o quadro do Corpo de Bombeiros. O graduando Eduardo Brandão de Azevedo destacou que adquiriu muito aprendizado ao longo desse período e a garantia da posse sela uma vitória. “Estávamos incertos e, com a publicação no Diário Oficial, surgiu uma energia nova. A população tocantinense pode esperar o melhor possível do nosso trabalho”, disse.

Para a também graduanda Ana Karla Sousa Bezerra, a certeza da posse garantida é uma recompensa pelo esforço e dedicação durante os seis meses de formação. “A gente se preparou, se esforçou , venceu os medos, os limites e, com a posse garantida, estamos com ótimas expectativas. Vou dar o meu melhor e aqui a gente descobriu que no nosso melhor a gente pode dar mais ainda”, ressaltou.

Avaliação

A previsão de chegada dos novos soldados ao Corpo de Bombeiros também está sendo recebida com entusiasmo pela população. Para técnica de enfermagem Cleudimar Nobre, os bombeiros desempenham um trabalho de fundamental importância para a população e, com os novos soldados, a atuação será ampliada. “Os bombeiros ajudam a salvar vidas de pessoas, animais, muitas coisas importantes e hoje tem as cidades mais pequenas que não têm bombeiros. Com mais soldados, esses trabalhos serão estendidos para mais municípios”, disse.

Segundo o aposentado Waldemar Bicácio, com os novos bombeiros, quem mais ganha é a população. “Já está muito bom, mas com mais bombeiros é melhor ainda, porque o povo será melhor atendido.  Os bombeiros são uma das classes que atende bem, fazem um trabalho excelente”, destacou.

Para a dona de casa Fabiana Maciel, os novos soldados vão fazer com que a corporação esteja ainda mais próxima da população. “Os bombeiros socorrem as grávidas, doentes e quanto mais gente trabalhando melhor. Assim eles vão poder atender um maior número de pessoas”, ressaltou.

Investimentos

Esse ano também foi criado o 2° Batalhão de Bombeiro Militar do Estado, com sede em Araguaína, compostos pelas seguintes unidades: a 1ª Companhia do Bombeiro Militar, no município de Araguaína, que já está em pleno funcionamento; a 2ª Companhia, no município de Colinas do Tocantins; e a 3ª Companhia, no município de Araguatins. Essas duas últimas unidades ainda estão em processo de estudo e implantação e vão atender à região norte do Estado. 

O governo do Estado também realizou um investimento de R$ 27 milhões em equipamentos, como uma escada Magirus com 60 metros - a maior escada do mundo projetada para viaturas de combate a incêndio e resgate; uma viatura com escada giratória articulada de 32 metros de altura, cinco veículos Auto Bomba Tanque Florestal (ABTR), oito viaturas Auto Bomba de Salvamento e Resgate (ABSR), duas viaturas autoplataforma de resgate, além de dois quadriciclos usados em atividades de patrulhamento em aglomerações, como praias. (ATN)