Palmas

Foto: Valério Zelaya

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet/Senar), Edmar Corrêa, e diretores, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 07, para acertar os detalhes que visam à formalização de  parceria entre a Prefeitura e Faet/Senar-TO  para a construção do Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural.

O custo da obra está orçado em R$ 8.500.000,00. Além de participar com a contrapartida de R$ 4.000.000,00, o município está doando uma área de 20.000m², o que corresponde a 02 hectares, para a instalação do complexo que terá quatro mil metros quadrados de construção. A instalação do Centro vem para atender as demandas com cursos voltados para o setor produtivo, e a primeira aposta, segundo  Edmar Corrêa será para o setor de Silvicultura, cuja demanda está sendo muito grande devido à plantação de florestas em todo o Estado.

A instituição tem 160 cursos na grade e o Prefeito sugeriu alguns. Quando entrar em funcionamento, serão para atender os produtores e corpo técnico do Município com capacitação sobre gerenciamento da propriedade, horticultura, criação de pequenos animais, produção e industrialização do leite. “Palmas tem uma vasta área e um mercado bem na porta. Tudo que esses produtores produzirem, e com qualidade, vai ter saída; esse Centro de Excelência vai ser ótimo para nos ajudar a profissionalizar o Setor”, disse.

Para Corrêa, a parceria entre a Prefeitura e o Sistema Faet/Senar está abrindo oportunidades para que sejam ofertados aos palmenses diversos cursos de qualificação. “Uma parceria é sempre importante e a parceria com a Prefeitura de Palmas para nós é de fundamental importância para desenvolvermos os projetos que a gente tem dentro da Faet/ Senar”, enfatizou.  

Aproveitando o momento, o secretário de desenvolvimento Rural sugeriu a implantação de cursos voltados para a produção de alimentos. “A qualificação é primordial para o bom desempenho de uma atividade, e para o produtor isso facilita muito a vida deles no campo e os produtos vão chegar ao mercado com melhor qualidade”, ressaltou.

Participaram também da reunião, o secretário executivo de Governo e Relações Institucionais, Milton Néris,o secretário de Finanças, Claudio Schüller; o procurador do Município, Públio Borges; o secretário executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Evercino Moura; Roberto Sahium, da Secretaria de Desenvolvimento Rural; e o Superintendente da Faet-TO, José  Ribamar. (Secom Palmas)

Por: Redação

Tags: Carlos Amastha, Edmar Correa, Faet/Senar