Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 100 inspetores e médicos veterinários participaram de uma reunião para tratar da visita da União Européia, Inquéritos da Brucelose e Tuberculose e Convênio da área animal. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 8, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. 

De acordo com a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Leila Pessoa, a reunião visa discutir as demandas de cada município, aperfeiçoar o conhecimento técnico e analisar o cumprimento e a execução das metas do convênio. “Devemos estar preparados para receber a União Européia que deverá vir ao Tocantins entre os dias 14 e 24 de outubro, além de discutir assuntos pertinentes dos programas sanitários da Agência”, disse destacando as ações que já foram tomadas para esperar a visita daquele continente como a reforma das barreiras, o inquérito da febre aftosa, melhorias no sistema de GTA-online, cursos, entre outros.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PECEBT, Regina Barbosa, destacou o inquérito da brucelose e tuberculose, legislação sobre trânsito interestadual, vigilância epidemiológica e fiscalização nas lojas agropecuárias. Já a assessora técnica de Planejamento da Adapec, Flavia da Silva Melo, abordou as metas a serem cumpridas pelo convênio da área animalA Superintendência Federal da Agricultura também participou do encontro e tratou, entre outros, das atividades necessárias para adequação às exigência da União Européia.

Engenheiros agrônomos

No período da tarde na sede do CREA-Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins foi realizada uma reunião com engenheiros agrônomos da Adapec, com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Luís Henrique Michelin. Na ocasião foram discutidas as metas PPA- Plano Plurianual, gargalos e soluções para as atividades da área vegetal da Agência. (Ascom Adapec)