Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Irene Alves

"Para mim este CMEI representa segurança, pois agora poderei trabalhar tranquila sabendo que meu filho estará sendo bem cuidado enquanto trabalho para ajudar a sustentar minha família". Este é o sentimento da dona de casa Deusivan Gomes, mãe do pequeno Vitor Daniel uma das 262 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sementinhas do Saber, inaugurado na tarde de sexta-feira, 29, pelo prefeito Carlos Amastha, e pela titular da pasta da Educação, Berenice Barbosa.

A entrega de mais um CMEI à população foi prestigiada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Enrique Ricardo Lewandowski, que está em Palmas para ser homenageado com Título de Cidadão Palmense. A solenidade contou ainda com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, entre outras autoridades.

O evento teve início com a execução do Hino Nacional executado pela Banda de Música da Guarda Metropolitana e a apresentação da orquestra das ETIs Caroline Campelo, Cora Coralina, Daniel Batista e Eurídice Mello que encantaram o público com as músicas “Canção de Amor a Palmas” e “Ode da Alegria”. O Coral da ETI Eurídice Mello também se apresentou com a execução da música “Carinho de Verdade”.

O ministro Lewandowski disse estar feliz em ver que Palmas respeita um dos direitos fundamentais da Constituição que é o direito a uma educação de qualidade. Ainda segundo ele, sem educação, não há dignidade da pessoa humana. “Eu vejo neste exemplo aqui, que esse direito à educação em Palmas, graças aos esforços do prefeito Amastha está se realizando com toda intensidade”, afirmou.O prefeito agradeceu a presença do ministro e ainda destacou a origem dos recursos que são investidos em educação. “Essa obra ministro é fruto do dinheiro arrecadado em impostos que o poder público tem a obrigação de devolver em serviços para a comunidade”, declarou.

Na oportunidade, Amastha assinou a ordem de serviços para a implantação de mais sete CMEIs na Capital que irão atender aproximadamente 1500 crianças.

Estrutura

Com a inauguração desta unidade, localizado no Setor Santa Fé, IV etapa, a rede municipal de ensino de Palmas passa a contar com 28 CMEIs em funcionamento e 9.551 crianças atendidas.

O CMEI Sementinhas do Saber foi construído estrategicamente na região Sul de Palmas para atender exclusivamente a educação infantil.  As instalações contam com 683.04 metros quadrados de área construída e custaram R$ 822.625,23, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do município de Palmas.

A unidade é composta por sete salas de aula, salas para diretores, professores, secretaria, coordenação pedagógica, quatro banheiros, sendo um adaptado, fraldário, cozinha, refeitório, depósito de alimentos, depósito para material de limpeza, lavanderia, além de paisagismo e parquinho. (Secom Palmas)