Campo

Foto: Divulgação

Um dos mais importantes nomes em reprodução animal internacional que vive no Tocantins lança um canal independente sobre a reprodução de nelore sem fins lucrativos na internet. O PhD Dr. Enoch Borges de Oliveira Filho elaborou pesquisas nos Estados Unidos e França e lecionou por diversos anos na Unesp em Jaboticabal no interior de São Paulo.

O objetivo do pesquisador hoje aposentado é difundir técnicas tradicionais de multiplicação de gado e melhoramento genético para determinados segmentos da criação quer sejam eles de corte ou leiteiro.

“Disponibilizar as minhas pesquisas para a comunidade acadêmica e criadores é ajudar o Tocantins a se destacar cada vez mais no agronegócio. Com o canal no youtube abordaremos cerca de 30 boletins onde os interessados poderão acessar gratuitamente este conteúdo. Uma forma de retribuir o acolhimento que este estado me proporcionou”. afirma Enoch.

Em 1991, na Unesp, em Jaboticabal, o pesquisador Enoch Borges de Oliveira Filho, revolucionou a indústria da reprodução animal no Brasil. Sua equipe encontrou a melhor concentração de heparina, hipotaurina, penicilamina e epinefirina para capacitar espermatozoides bovinos, obtendo no dia 15 de janeiro do mesmo ano, os primeiros blastocistos do Brasil, ou seja, embriões em estágio avançado de desenvolvimento. Enoch Borges é considerado o pai da FIV animal.

No primeiro vídeo o pesquisador aborda sobre o uso de touros superiores na pecuária de corte que será subdividido em três sub-títulos como: generalidades, biotipos e escolha de matrizes (vacas). Os materiais serão atualizados a cada 15 dias e poderão ser encontrados no Youtube no Canal Genex.