Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Angélica Mendonça Secretário Paulo Massuia disse que o Estado vai apresentar seus programas e ações com o objetivo de firmar parcerias de cooperação Secretário Paulo Massuia disse que o Estado vai apresentar seus programas e ações com o objetivo de firmar parcerias de cooperação

Com o objetivo de fomentar parcerias e trocar experiências sobre pesquisas e inovação, governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e representantes da União Européia reúnem-se em um seminário, até esta próxima sexta-feira, 12 de setembro, na capital Palmas.

A delegação, formada pelo embaixador da Eslováquia no Brasil, Milan Cigán, representantes da embaixada e da União Européia, chegou ao Tocantins nesta última quarta-feira, 10, e tem a intenção de apresentar o novo programa de pesquisa e inovação da União Européia – Horizonte 2020 para a comunidade cientifica e acadêmica do Tocantins.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Massuia, o Estado, assim como os membros da União Européia, vai apresentar seus programas e ações na área de tecnologia e inovação com o objetivo de firmar parcerias de cooperação. “Buscamos mostrar o Tocantins dentro e fora do próprio país e temos como foco trazer tecnologia para o Estado que possam desenvolver a economia. Aqui vamos conhecer ambas as potencialidades no setor tecnológico, e com essas informações temos a oportunidade de firmar parcerias muito importantes”, disse.

O embaixador da Eslováquia no Brasil, Milan Cigán, destacou que existe um interesse mutuo do Tocantins e da União Européia em firmarem parcerias. “Temos que identificar em que áreas existem interesse no setor de tecnologia para que possam ser assinados acordos de cooperação. Queremos mostra as perspectivas de futuro por meio de nossa cooperação”, destacou.

Ao final do evento, três empresário do Estado foram convidados para participar de uma feira na Polônia, com tudo pago. Participam do evento o chefe do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, representantes das embaixadas da Eslováquia, Espanha, Polônia e Portugal, o secretário da Sedecti, Paulo Massuia, entre outros secretários de Estado e pesquisadores do setor de tecnologias do Tocantins.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Enoch Borges de Oliveira Filho, realiza pesquisa com o congelamento de embrião bovino para fecundação in vitro está entre os representantes do Tocantins que apresentarão projetos de pesquisa. “O objetivo é apresentar o trabalho e conhecer as tecnologias que já estão sendo desenvolvidas por eles e que possam facilitar o nosso trabalho”, apontou.

A principal ferramenta da União Europeia para fomentar pesquisa e desenvolvimento tecnológico no continente europeu, o programa Horizonte 2020, também é aberto para a participação de outros países por meio de consórcios e dispõe de um orçamento de 80 bilhões de euros para ser investido no setor de pesquisa e inovação durante um período de sete anos. O programa deve priorizar projetos que valorizam a excelência científica, liderança industrial e desafios sociais. (ATN)