Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 04, na sede da Secretaria com o deputado estadual Ricardo Aires e servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da própria pasta. No tema central do encontro, a criação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os servidores técnicos e administrativos, que atuam nos órgãos ligados ao setor rural do Estado.

Para Aires a criação do PCCR é uma questão de isonomia para beneficiar todos os servidores. “O PCCR evidencia uma gestão de pessoal baseada na meritocracia, para valorizar cada servidor”, comentou o deputado.

Durante a reunião foi proposto por parte dos servidores a criação de um PCCR específico para cada área de afinidade como o agronegócio por exemplo. “A criação de um plano voltado para o agronegócio, englobando a Seagro e as autarquias vinculadas: Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Ruraltins e Adapec, é uma forma de beneficiar nossa classe e também promover um aprimoramento dos técnicos e servidores administrativos que trabalham com o agronegócio”, argumentou a presidente da Associação de Servidores da Seagro (Assagro), Valéria Mota.

Segundo Pádua, a criação do Plano representa um avanço para a gestão pública e também para os servidores. ”Com o plano os servidores serão valorizados e isso se reflete de maneira positiva na administração pública como um todo”, comentou o secretário.

Na ocasião, também ficou acertado que será feita uma solicitação a Secretaria de Administração para que seja feita a mudança na nomenclatura nos cargos de Fiscal de Defesa Agropecuária para Agente de Fiscalização Agropecuária e de Inspetor de Defesa Agropecuária para Fiscal Estadual Agropecuário. A mudança se faz necessária para adequar os nomes dos cargos às nomenclaturas que já são utilizadas na esfera federal e em outros estados brasileiros.