Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

A Orquestra Sinfônica do Tocantins e o Balé Popular do Tocantins serão atrações na abertura do 15º Movimento pela Vida, nesta sexta-feira, 12, às 19h30, no Auditório Cuíca, na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. Os grupos, criados pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), são compostos por estudantes de escolas públicas da Capital.

O Balé Popular do Tocantins vai fazer uma apresentação de jazz, do coreógrafo e professor Jefferson Marques. O número “Segredo de Mulher” terá a participação de três bailarinos do grupo.

Já a Orquestra Sinfônica vai se apresentar com dois números, sendo uma composição italiana e a música Suíte Nordestina, do compositor Mestre Duda. Participam da apresentação da orquestra, 60 estudantes.

De acordo com maestro da Orquestra, Bruno Barreto, este será um momento importante para os alunos da orquestra. “Marca o início de nossas atividades depois de vários ensaios. Agora estamos com mais instrumentos, mais diversificação e o nosso desejo é que as pessoas presentes no Movimento pela Vida gostem de nossa apresentação”.

Programação

Nesta 15ª edição, o Movimento pela Vida celebra a diversidade religiosa e cultural presente na sociedade. O evento será realizado na UFT até o próximo domingo, 14. A participação é gratuita, com apresentações, palestras, oficinas, massagens terapêuticas, vivências e debates.

Entre os temas em pauta nos três dias de Movimento pela Vida, estão a arte como forma de conhecimento; cantar, tocar e construir instrumentos; brinquedos com material reciclável; produção de histórias em quadrinhos por crianças; momentos de leitura infanto-juvenil.

Será realizado ainda o 4º encontro dos avôs, com vivência inter-geracional, dança do ventre, atendimento de Reiki e discussões sobre saúde, economia, auto-estima, felicidade, entre outros temas.

“As atividades oferecidas ajudam na formação do caráter do indivíduo, incentivando boas condutas na família, no trabalho, na escola e nos espaços de lazer”, frisou a psicoterapeuta e educadora Tânia Cavalcante, uma das organizadoras do evento. (Ascom Seduc)