Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária - Adapec participou nesta quarta-feira, 17, da 3º Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Embrapa, com a palestra “Segurança no manuseio e na aplicação de produtos fitossanitários”. O encontro foi no auditório da Embrapa, em Palmas. 

A palestra foi ministrada, pela Coordenadora de Inspeção Vegetal da Adapec, Ingergleice Machado, para cerca de 20 funcionários do órgão, onde foram abordados temas como as atividades realizadas pela Agência em todo Estado, surgimentos dos produtos fitossanitários e dos Equipamentos de Proteção Individual e sua evolução, além de orientações para utilização correta.

“Trabalhamos na forma de Educação Sanitária. Fazemos um trabalho de formiguinha para conscientizar os trabalhadores da importância de utilizar os equipamentos de proteção”, explicou Ingergleice Machado. Ainda segundo ela, o risco de utilizar os produtos sem a proteção correta é em longo prazo, e, portanto o produtor não tem tanta preocupação com os cuidados corretos.

O risco de contaminação pode ser tanto por vias orais (boca), dérmica (pele) quanto inalatória (nariz), portanto é necessário que se utilize os EPIs para que minimize o risco de exposição. “O produtor deve se proteger de forma correta, lembrando-se que quando não protegido fica exposto ao risco, estando susceptível a contaminação e arriscando a sua saúde.” concluiu Ingergleice.

Para o analista da Embrapa, Gelson Chun Liu, essas orientações são importantes porque trazem mais informações sobre os equipamentos de proteção. “É necessário que tenhamos essa noção de campo para a compra dos EPIs adequados. Essa palestra nos permite ampliar nosso conhecimento e a ter uma visão geral da empresa”, disse. (Ascom Adapec)