Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Com música, teatro, dança e muita diversão, os alunos do Ponto de Cultura A Barraca - Projeto Cultura de Paz estrearam o espetáculo “Última Chance: A Vida Vale Mais”. As primeiras apresentações aconteceram no Colégio Militar, na última quinta-feira (18), e no colégio Anne Frank na manhã desta sexta-feira (19). Com olhos fixos nas cenas e muitas gargalhadas, cerca de 400 estudantes já prestigiaram o espetáculo, que apresenta os cuidados que o pedestre deve ter ao atravessar na faixa, a atenção do motorista nas vias urbanas e outras importantes dicas sobre educação no trânsito.

Além da peça, o grupo fará intervenções com blitz educativa em faixas de pedestres, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. Haverá blitz educativa e apresentações ainda no Palmas Shopping (22/09), Escola Municipal Padre Josimo Tavares (23/09), Centro de Atenção Integral à Criança  - Caic (24/09) e Escola Estadual Vale do Sol (25/09). O espetáculo é dirigido pelo ator e palhaço Magno Alves, com coordenação pedagógica da atriz Cleuda Milhomem. Presidente de A Barraca, a atriz Magna Carneiro conta que o espetáculo é uma maneira divertida de levar a mensagem de preservação da vida e a importância do cuidado com o pedestre, tema deste ano da Campanha Nacional do Trânsito, aplicado como foco das atividades o Ponto de Cultura. As apresentações na Semana Nacional do Trânsito têm parceria da Seduc, Detran-TO, PM-TO, Agetrans,   e SMASTT,  Sec. Mul de Saúde Sec. Estadual de Saude.  

Projeto

O espetáculo é uma ação do Ponto de Cultura A Barraca, em parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, fruto das aulas de teatro e percussão que acontecem, desde o mês de agosto, na Escola Estadual Vale do Sol. As atividades são voltadas para alunos de 12 a 18 anos da região Sul da Capital.

A Barraca Cia Experimental de Artes foi criada em 2002 e surgiu da necessidade de um grupo de artistas em fomentar a cultura de modo geral, mais precisamente a arte-educação, voltada para o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com a temática da educação para o trânsito. A ONG é formada pelas atrizes e arte-educadoras Magna Carneiro, Cleuda Milhomem, Poliana Alves, Leidiane Martins, e pela jornalista e cantora Cinthia Abreu. O projeto foi contemplado pelo edital de redes de ponto de cultura, do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.