Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: A Barraca

Foto: A Barraca

Os cuidados que o pedestre deve ter ao atravessar na faixa, a atenção do motorista nas vias urbanas e outras importantes dicas sobre educação no trânsito serão apresentados de maneira irreverente, através do espetáculo “Última Chance: A Vida Vale Mais”, pelos alunos de teatro e de percussão do Ponto de Cultura A Barraca Cia Experimental de Artes - Projeto Cultura de Paz, projeto que tem a parceria da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas. A apresentação será feita em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, em diferentes pontos da Capital.

Além da peça, o grupo fará intervenções com blitz educativa em faixas de pedestres. A primeira apresentação será nesta quinta-feira, 18, às 16h30, na faixa de pedestre em frente ao Colégio Militar de Palmas. O grupo segue posteriormente para a Escola Municipal Anne Frank (19/09), Palmas Shopping (22/09), Escola Municipal Padre Josimo Tavares (23/09), Centro de Atenção Integral à Criança  - Caic (24/09) e Escola Estadual Vale do Sol (25/09).

Presidente de A Barraca, a atriz Magna Carneiro acredita que a iniciativa é uma forma de contribuir com a formação de condutores e pedestres da cidade, mostrando de maneira irreverente os perigos do trânsito. “É também uma forma de mostrarmos o que já está sendo feito no Ponto de Cultura, seja através do teatro ou do trabalho com a música”, complementa. O espetáculo leva a mensagem de preservação da vida e a importância do cuidado com o pedestre, tema deste ano da Campanha Nacional do Trânsito, aplicado como foco das atividades de educação no trânsito do ponto de cultura.

Segundo Magna, o projeto tem por objetivo utilizar a arte-educação como instrumento social para a construção de uma cultura de paz no trânsito entre os adolescentes envolvidos para que, desta forma, eles se tornem multiplicadores. O espetáculo é dirigido pelo ator e palhaço Magno Alves, com coordenação pedagógica da atriz Cleuda Milhomem e participação especial do músico Márcio Bello e alunos de percussão do projeto.

Projeto

O espetáculo é uma ação do Ponto de Cultura A Barraca, em parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, fruto das aulas de teatro e percussão que acontecem, desde o mês de agosto, na Escola Estadual Vale do Sol. As atividades são voltadas para alunos de 12 a 18 anos da região Sul da Capital. As apresentações na Semana Nacional do Trânsito têm parceria da Secretaria Estadual da Educação, Detran-TO e Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte.

Instituição

A Barraca Cia Experimental de Artes foi criada em 2002 e surgiu da necessidade de um grupo de artistas em fomentar a cultura de modo geral, mais precisamente a arte-educação, voltada para o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com a temática da educação para o trânsito. A ONG é formada pelas atrizes e arte-educadoras Magna Carneiro, Cleuda Milhomem, Poliana Alves, Leidiane Martins, e pela jornalista e cantora Cinthia Abreu. O projeto foi contemplado pelo edital de redes de ponto de cultura, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. (Secom Palmas)